Português, perguntado por JuanNascimento5603, 1 ano atrás

2.No trecho abaixo, extraído do romance A cidade e as serras, o narrador relata a atitude de seu amigo e personagem principal da trama, Jacinto de Tormes, com quem passeia por um ponto turístico de Paris:Mas a basílica em cima não nos interessou, abafada em tapumes e andaimes, toda branca e seca, de pedra muito nova, ainda sem alma. E Jacinto, por um impulso bem jacíntico, caminhou gulosamente para a borda do terraço, a contemplar Paris. Sob o céu cinzento, na planície cinzenta, a cidade jazia, toda cinzenta, como uma vasta e grossa camada de caliça e telha. E, na sua imobilidade e na sua mudez, algum rolo de fumo, mais tênue e ralo que o fumear de um escombro mal apagado, era todo o vestígio visível de sua vida magnífica.Eça de Queirós. A cidade e os serros. Sào Paulo: Nova Cultural, 2003. p. ?0.No 29 período do texto, o narrador emprega o adjetivo "jacíntico*, sobre o qual se pode afirmar que:a)consiste num evidente erro gramatical, dada a inexistência dessa palavra, de acordo com as prescrições normativas.b)constitui uma tentativa de marcar a personalidade peculiar de Jacinto, certa mente caracterizada pela impulsividade.c]ironiza Jacinto, pois o caracteriza como um ser impulsivo, notório por suas ações irrefletidas e afetadas.d)está relacionada ao advérbio "bem”, que lhe reforça o sentido de algo genérico e comum.•) a rigor, no período em questão, caracteriza o substantivo "Jacinto", mencionado anteriormente.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
134

A alternativa A é falsa, pois o termo, apesar de ser um neologismo e não constar na gramática normativa, é um tipo de recurso que pode ser empregado em um texto literário como este, de modo que não configura um erro gramatical.


A alternativa B é a alternativa verdadeira, pois o termo serve para descrever a personalidade de Jacinto, uma pessoa impulsiva que, por agir antes de pensar, acabou morrendo.


A alternativa C é falsa pois o termo descreve não a pessoa de Jacinto, mas a da ação que tomou - que era, esta sim, "jacíntica".


A alternativa D é falsa, pois a ideia é destacar que a ação era algo bem incomum.


A alternativa E é falsa, pois o termo, a rigor, caracteriza a ação tomada, não o próprio Jacinto.

Respondido por MarcelaSiilvah
59
alternativa B está correnta
Perguntas interessantes