2) No que diz respeito ao conceito de califado, o autor [Whalid Phares] salienta duas dimensões fundamentais: uma de natureza teológica e legal, segundo a qual o califado consiste na estrutura de apoio ao líder espiritual da comunidade dos crentes (Ummah), comparável ao papado; e uma de natureza geopolítica, que consiste no conjunto do território, e dos seus recursos, coberto pela autoridade do califa. O califado é, no quadro do argumento de Phares, entendido como uma instituição religiosa, política e militar, geradora e legitimadora da autoridade do líder, e cuja contestação implica uma verdadeira revolução no pensamento político do islão.
DAWSON, Christopher. A Formação da Cristandade: Das Origens na Tradição Judaico-Cristã à Ascensão e Queda da Unidade Medieval. São Paulo: É Realizações, 2014.
A expansão do islamismo é caracterizada pelo surgimento da instituição do califado, na sequência das conquistas militares e políticas de Maomé.
A respeito desta questão histórica, analise as afirmativas seguintes:
I. Os califas, que foram os primeiros governantes islâmicos que sucederam a Maomé, alteraram profundamente o conteúdo doutrinário do islã entre os séculos VII e X d.C., a fim de acomodar, entre outros usos e costumes, o conceito de jihad.
II. O chamado califado ortodoxo surge na sequência do falecimento de Maomé, e assim se caracteriza pelo fato de não haver modificado a base doutrinária desta nova expressão religiosa.
III. Pelo fato de não haver nomeado sucessor, os seguidores de Maomé organizaram-se em grupos que, ainda que mantivessem coesão doutrinária, diferiam em outras questões de natureza política e religiosa, precipitando uma guerra civil.
É correto o que se afirma em:
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D) II e III apenas
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II e III apenas
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