História, perguntado por Anonimo36910283, 10 meses atrás

2) No que abrange as transformações culturais, quais outras mudanças foram impostas pela corte portuguesa à sociedade colonial?


LuckyzLucas: Eae bb

Soluções para a tarefa

Respondido por erickchristophervale
24

Explicação:

Não corram tanto, vão pensar que estamos fugindo!”. Esta frase foi atribuída à Carlota Joaquina que, nos idos de novembro de 1807, zarpou do porto de Lisboa para as terras tropicais brasileiras. Era a primeira vez que toda uma corte real europeia migrava “de mala e cuia”, como diz o ditado popular, para uma colônia americana.

Os planos haviam sido traçados pelo seu esposo, Dom João VI, em parceria com os diplomatas britânicos. A meta era escapar do avanço das tropas napoleônicas e, ao mesmo tempo, garantir as trocas comerciais com a potência rival, a Inglaterra. E então, vamos voltar a 1808 para conhecer os motivos da transferência da Corte portuguesa para o Brasil?

AVANTE, FILHOS DA PÁTRIA!

Para compreender melhor as causas da transferência da Corte Portuguesa para o Brasil, talvez seja interessante retomar aqui um pouquinho de História Geral. Ao longo do século XVIII, a Europa passava por intensas transformações sociais, políticas e econômicas. Era o período do chamado “Iluminismo”, uma força ideológica que defendia o fim do absolutismo e a criação de regimes políticos que fossem representativos da vontade popular.

Nomes como os dos ingleses Thomas Hobbes e John Locke já haviam defendido a individualidade e a sociedade civil como fundamentos de um novo contrato social.

A propriedade privada e a liberdade de expressão se tornavam as novas causas políticas a serem defendidas. E, dessa maneira, seguiu-se a Revolução Americana que, em 1776, garantiu a independência das Treze Colônias e fundou um novo país, os Estados Unidos da América. Em 1789, seria a vez da Europa ser varrida pelos ventos liberais da Revolução Americana.

Agora, os nomes também seriam franceses: Montesquieu teorizava sobre a divisão dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) como forma de combate à tirania. Diante das rivalidades políticas e religiosas que assombravam o continente, Voltaire defendia a tolerância como um valor político universal e fundamental para o convívio numa sociedade entre iguais


masterking34: toma
masterking34: no cu
ludmila79923: kk
Usuário anônimo: aff
filipedaniel264: nossa senhora isso não explicação isso e um texto
otaviohenriquersousa: put* texto grande velho
gathur761: mo textao tenrei resumi no deu
erickchristophervale: vcs só sabem reclamar?ninguém sabe agradeçer não?
gathur761: n aguenta zuera n krl
otaviohenriquersousa: desse jeito
Respondido por Usuário anônimo
3

Resposta:

a emissão de papel moeda e a criação de um circuito de créditos financeiros; a criação de uma Academia Real de Belas Artes inspirada nos moldes franceses; a permissão para o desenvolvimento de uma imprensa escrita (em toda a nossa história colonial, a fabricação e circulação de livros eram proibidas!);

Explicação:

Perguntas interessantes