2) No início do século passado, Monteiro Lobato criou o Jeca-Tatu, personagem que representava o brasileiro da zona rural, descalço, malvestido e portador de verminose. Jeca é magro, pálido e preguiçoso, sendo estas características decorrentes da verminose. Monteiro Lobato afirmava que “Ele não é assim, ele está assim”, e “Examinando lhe o sangue assombra a pobreza em hemoglobina”.
Assinale a alternativa que informa o nome do parasita, modo de transmissão e profilaxia.
a) Ascaris lumbricoides; ingestão de alimentos e de água contaminados por ovos; saneamento básico, lavar os alimentos, beber água filtrada e fervida.
b) Schistosoma mansoni; penetração das larvas presentes na água através da pele; tratamento dos doentes, controle da população de planorbídeos, saneamento ambiental.
c) Ancylostoma duodenale; penetração ativa de larvas através da pele humana; saneamento básico, evitar contato da pele com solos contaminados por larvas do parasita, utilização de calçados.
d) Ancylostoma brasiliensis; penetração ativa através das mucosas; evitar contato da pele com as larvas do parasita.
Soluções para a tarefa
A doença do Jeca Tatu era o amarelão, causado pelo A. duodenale, e pode ser evitada com saneamento básico e evitando circular descalço. Alternativa C.
O amarelão ou ancilostomíase, doença causada pelo Ancylostoma, é transmitido pela penetração de larvas pela pele do homem, quando ele anda descalço em solo ou lagos contaminados.
O saneamento básico é um conjunto de atividades que tem como objetivo promover uma melhoria no sistema de fornecimento de água potável com tratamento adequado de esgoto e descarte adequado dos excrementos humanos.
Por meio do saneamento básico reduz-se consideravelmente a incidência de doenças transmitidas pela água, como o amarelão, a leptospirose, a esquistossomose e outras, que cursam com gastos altíssimos para a saúde pública.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/17002952