2) No conto '' O Duelo '', O narrador, aparentemente, julga-se superior aos outros moradores do lugar.
A) Qual a palavra usada por ele permite o leitor perceber esse sentimento de superioridade?
B) Apesar dessa prentesa superioridade, percebe-se que a linguagem do narrador têm afinidades com a linguagem usada naquele povoado. Indentifique uma passagem do texto que comprove essa afirmação
3) Explique com suas palavras a polêmica sobre a ferocidade do jacaré papo-amarelo. Crie outro exemplo de polêmica desse tipo, relacionada à um fato da sua vida cotidiana
Soluções para a tarefa
a- A palavra admitida pelo narrador para trazer a questão da superioridade é "papudo", que na lingua portuguesa significa pessoa que tem o hábito de mostrar dotes e habilidades, encher-se de si.
Durante todo o texto o narrador mostra as vantagens que o personagem conta e se refere ao mesmo como papudo.
b- Podemos ver que a linguagem do narrador no conto de João Guimarães é parecida com a dos sujeitos do local, por ele falar: "Mas não voltou como onça na ânsia da morte: baldeou do matungo ajumentado e estrompado, para um ruço-picaço quatrolho e quatralvo, e fez que vinha e não veio, e fez como o raposão"
3- Sobre o jacaré de papo amarelo, o narrador tenta mostrar que assim como afirmam que o jacaré de papo amarelo é mais forte só pela cor de seu papo, muitas pessoas tentam contar vantagens de si, por suas premiações ou faculdades, mas na verdade, são parecidas a qualquer outra pessoa.