2. "Não há na mente nenhuma vontade absoluta ou livre; a mente é determinada para querer isto ou aquilo por uma causa que também é determinada por outra, esta a seu turno por outra e assim por diante, ao infinito." Esta frase de Spinoza revela um importante aspecto de seu pensamento, que é: * a) a liberdade extrema inerente à volição
b) a necessidade que relaciona todas as coisas
c) a visão de uma realidade desregrada
d) a ideia de que Deus é um ser transcendente
e) a possibilidade do indivíduo ser livre
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-d) imanente e impessoal
2-b) a necessidade que relaciona todas as coisas
1-De acordo com Spinoza, Deus é imanente e impessoal, isto pois, para o filósofo, Deus está no mundo e não fora dele. Portanto, para Spinoza, todas as coisas são Deus. Neste sentido, Deus não é antropomórfico, mas impessoal.
2-O aspecto do pensamento de Spinoza ressaltado na citação diz respeito à necessidade que relaciona todas as coisas. De acordo com Spinoza, há apenas uma substância que é causa de si mesma e de todas as coisas: Deus. Neste sentido, Deus não vê o mundo como um conjunto de acontecimentos fortuitos, regulados pelo acaso e isso significa que tudo está necessariamente relacionado.
Explicação:
GC
Para Spinoza, a necessidade relaciona todas as coisas (LETRA B).
Para Baruch Spinoza, filósofo moderno, a concepção de Natureza, Deus, ou "atributos" leva o homem a conhecer e a desfrutar da sua liberdade, que é um modo de Deus.
Segundo o filósofo holandês, tudo é Deus. Portanto, acredita-se em um panteísmo. Spinoza concebe que Deus é onipresente e governa tudo, sendo o homem a sua ramificação. Assim, para que haja liberdade, o homem deve agir conforme a Natureza e a Deus, senão ele estaria no estado de servidão.
A liberdade do homem é necessária e instituída pela Natureza. Logo, não há liberdade sem a existência dos atributos divinos e a liberdade é determinada, moldada e concebida através das vontades de Deus.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/31796880