2)
Na visão da pesquisadora e professora Lucia Golvêa Pimentel, a abordagem não é um método a ser aplicado como se fosse um modelo a seguir pelo professor a partir de uma sequência fixada dos três eixos, mas uma abordagem de ensino da arte/educação pós-moderna que “favorece a ampliação de fronteiras culturais e interdisciplinares para o estudo da arte, pela compreensão histórica, social e cultural da arte nas sociedades e pela elaboração da experimentação artística” (PIMENTEL, 2010, p. 212).
É possível perceber nessa fala que não há delimitação “do que” ou “como” o professor deva abordar em arte com os seus alunos, ao contrário, ele pode escolher quais objetos ou expressões artísticas irá abordar de acordo com as suas intenções educacionais com determinado grupo de alunos. A partir de então, o professor pode propiciar ao aluno uma “rede de construção de conhecimentos” em arte ao ordenar os três eixos definidos como: _____, discussão acerca dos elementos que circundam e constituem o _____ artístico e as relações com a contemporaneidade; fruição, como contato e percepção do tema de estudo e, experimentação.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima:
Alternativas:
a)
contextualização - objeto
b)
motivação - fazer
c)
estruturação - objeto
d)
estruturação - fazer
e)
motivação - objeto
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)
Compreendemos o arte-educador como um mediador que, na contemporaneidade, assume, como bem ressalta Fernando Azevedo (2009)... Aos arte-educadores, aqui entendidos como _____, cabe a criação de espaços de diálogos, a escuta sempre atenta com vistas a abertura de caminhos para a _____, que para Paulo Freire é o "belo". Caminhos que não são encontrados apenas em livros ou mesmo nos discursos dos professores, mas implicados em toda relação entre educadores e estudantes. Nesse sentido, preocupar-se com a "boniteza" é um exercício da prática cotidiana do professor, essa boniteza implicará em lutas permanentes pela qualidade e melhoria da instituição e dos seus integrantes.
e)
mediadores - conscientização
Alternativa assinalada
2)
Na visão da pesquisadora e professora Lucia Golvêa Pimentel, a abordagem não é um método a ser aplicado como se fosse um modelo...
É possível perceber nessa fala que não há delimitação “do que” ou “como” o professor deva abordar em arte com os seus alunos, ao contrário, ele pode escolher quais objetos ou expressões artísticas irá abordar de acordo com as suas intenções educacionais com determinado grupo de alunos. A partir de então, o professor pode propiciar ao aluno uma “rede de construção de conhecimentos” em arte ao ordenar os três eixos definidos como: _____, discussão acerca dos elementos que circundam e constituem o _____ artístico e as relações com a contemporaneidade; fruição, como contato e percepção do tema de estudo e, experimentação.
a)
contextualização - objeto
Alternativa assinalada
3)
Em resumo, incorporar as TDICs nas práticas pedagógicas e no currículo como objeto de aprendizagem requer atenção especial e não pode mais ser um fator negligenciado pelas escolas....
Além do uso das tecnologias para apoio à prática do ensino, como apresentações digitais, mostras de vídeos etc., e para o desenvolvimento de pesquisas, alguns relatos propõem o uso das ____ para promover a criação de conteúdos digitais. Uma possibilidade para isso é o uso de ____ para a elaboração de histórias em quadrinhos (HQs).
d)
TDICs - softwares
Alternativa assinalada
4)
Para os artistas dos “bons tempos antigos”, o tema vinha em primeiro lugar. Recebiam uma encomenda para pintar, digamos, uma Madona ou um retrato, e mergulhavam então no trabalho a fim de o executarem o melhor possível...
O próprio Picasso negou que estivesse fazendo experimentos. Disse não ter investigado; apenas encontrou. Zombava dos que queriam entender a sua arte. “Todos querem entender de arte. Por que não tentam entender o canto de um pássaro?” Ele estava certo, é claro. Nenhuma _____ pode ser inteiramente “explicada” em palavras. Mas as palavras são, por vezes, úteis indicadores, ajudam a ____ equívocos e podem nos dar, pelo menos, uma ideia da situação em que o artista se encontra. Acredito que a situação que levou Picasso a seus diferentes “achados” é muito típica da arte do século XX.
d)
pintura - dissipar
Alternativa assinalada
5)
Em anos recentes, os artistas também adotaram o veículo da fotografia para criar novos efeitos que antes eram prerrogativa dos pintores. Assim, David Hockney (nascido em 1937) gostava de usar sua máquina fotográfica para múltiplas imagens que, de certa maneira, lembravam pinturas (...), como a tela de Picasso...
Considerando o enunciado acima, assinale a alternativa cuja especificidade dialoga com a técnica de Picasso:
b)
Cubismo
Alternativa assinalada
Explicação:
CORRIGIDA PELO AVA