Inglês, perguntado por xaianiaraujo19, 10 meses atrás

2- Na região do Sudão Ocidental entre os rios Senegal e Níger nas terras habitadas pelos mandingas, se formou um dos maiores e mais duradouros impérios africanos. Que império era esse?​

Soluções para a tarefa

Respondido por MrGrando
87

Resposta:

Império do Mali

Explicação:

O Sudão ocidental é cortado por dois importantes rios: o Senegal e o Níger. Esses rios permitiam que os povos do Sahel tivessem água para suas necessidades básicas e também para fertilizar a terra e cultivar cereais, legumes, e verduras. Além disso, serviam como via de locomoção e transporte. Em canoas ágeis com troncos de árvores, os povos do Sahel transportavam as mercadorias, como sal, ouro e noz-de-cola, que chegavam em lombos de camelos, saídos dos portos do Mar Mediterrâneo, ou que para lá seguiam.

O IMPÉRIO DO MALI

Foi justamente no Sudão, entre os rios Senegal e Níger, nas terras habitadas pelos mandingas, que se formou o império do Mali, um dos maiores e mais duradouros da história da África. Boa parte do que sabemos sobre o império Mandinga (ou do Mali) chegou até nós através do griôs.

No passado um griô falecia, o seu corpo era enterrado dentro de um baobá, árvore considerada sagrada e cujos troncos são ocos. Acredita-se que, ao enterrar o corpo de um griô nessas árvores, suas histórias e canções continuariam sendo divulgadas e conhecidas por muitos.

O Império do Mali foi um estado grande e rico que existiu na África ocidental do século XIII ao XVI. Expandiu-se a partir de um pequeno reino chamado Cangaba, às margens do rio Níger, para uma vasta área que incluía algumas das mais importantes regiões comerciais da época. O comércio e a mineração de ouro foram responsáveis pela riqueza do Mali.

O Mali era um reino do povo malinqué. Seu fundador chamava-se Sundiata Keita. Ele assumiu o poder em Cangaba por volta de 1230 e começou a conquistar as terras ao redor, que eram ricas em minerais valiosos como ouro e sal. O império cresceu rapidamente.

O mais famoso imperador do Mali foi Musa, que ascendeu ao trono por volta de 1307. Musa era muçulmano, embora muitas pessoas de seu povo cultuassem seus deuses tradicionais. Sua grande peregrinação (viagem religiosa) em 1324 à cidade sagrada de Meca tornou o Mali conhecido em regiões distantes. Dizem que Musa levou consigo 60 mil seguidores e escravos ricamente vestidos. Também se diz que cada um dos oitenta camelos de sua caravana carregava 135 quilos de ouro.

Musa acrescentou as cidades comerciais de Tombuctu e Gao ao seu império. Em seguida, ordenou a construção de muitos edifícios nessas cidades e em outros lugares. Alguns desses edifícios eram lugares de culto muçulmano, como a Grande Mesquita de Tombuctu. Ele também apoiou artistas e eruditos, tendo criado uma universidade em Tombuctu durante seu reinado.

O império começou a declinar no século XV. Algumas das cidades se rebelaram contra os governantes e outras foram atacadas pelos povos vizinhos. Em 1550, o Império do Mali havia perdido grande parte de seu poderio. Seu nome permanece hoje no país chamado Mali, que resultou de três impérios: o do Mali, o de Gana e o Songai.

Respondido por normk910
16

Resposta:

império do mali

Explicação:

eu marquei

Perguntas interessantes