Ed. Física, perguntado por juliapeixotowan6985, 1 ano atrás

2) Na Grécia Antiga, conforme a conceituação histórica da ginástica, esta adquiriu status de Educação Física, porém havia diferenças entre Atenas e Esparta quanto à forma e aos objetivos da ginástica. Identifique e explique essas diferenças

Soluções para a tarefa

Respondido por pissurnof
24
Olá, tudo bem? Atenas e Esparta eram duas cidades-estado da Grécia Antiga. Apesar do arcabouço cultural em comum, porém, elas eram bem diferentes do ponto de vista político e, logo, educacional.

A democrática Atenas via a educação como um meio para possibilitar a formação completa de um homem, incluindo do ponto de vista físico. Desta forma, quando um jovem, muito normalmente proveniente da classe alta, frequentava a escola de ginástica, estava cumprindo seu dever para tornar-se futuramente um cidadão preparado em todos os sentidos. Tratava-se de um dever dos pais possibilitar as condições para isso.

Por outro lado, na autoritária Esparta, o governo cuidava da educação dos jovens, adotando uma abordagem mais patriótica e mais estritamente física. Até os dezoito anos de idade, o homem era treinado para tornar-se o soldado ideal, acostumado à uma vida austera. Como responsáveis pela geração dos futuros soldados, as mulheres espartanas também tinham treinamento físico, ao contrário de sua contraparte ateniense.
Perguntas interessantes