Biologia, perguntado por saintjustewissel, 2 meses atrás

2- Na espécie humana, a hemofilia é condicionada por um gene recessivo e ligada ao sexo. Um casal normal tem uma criança hemofílica. A partir desses dados, podemos afirmar: I - A criança é do sexo masculino. II - 50% dos filhos do sexo masculino do casal têm chance de ser hemofílicos. III - 25% das filhas do casal poderão ser hemofílicas. Assinale a alternativa correta:
a. Faltam dados para se tirar alguma conclusão
b. Somente II está correta
c. Somente III está correta
d. I e II estão corretas
e. II e III estão corretas

Soluções para a tarefa

Respondido por DuuudsLD
5

A partir da análise das alternativas, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra D. Apenas as assertivas I e II estão corretas. E para chegarmos nessa conclusão, vamos nos lembrar de algumas características da hemofilia.

  • E do que temos que nos lembrar ?

Como a própria questão já nos disse, a hemofilia é uma doença de caráter recessivo e é ligada ao sexo. Isso significa dizer que o gene causador da doença, está presente apenas no cromossomo X. Uma mulher possui 2 cromossomos sexuais X (XX), enquanto que o homem possui um cromossomo sexual X e outro Y (XY). Se essa doença é de caráter recessivo, podemos concluir que uma mulher não hemofílica pode ser representada por 2 genótipos, são eles :

  1. Homozigoto dominante (representado por X^HX^H)
  2. Heterozigoto (representado por X^HX^h)

  • E uma mulher com essa doença ?

Uma mulher, para ser hemofílica, precisa possuir os 2 cromossomos X que portem o alelo que cause a doença, sendo assim, será dada pelo genótipo homozigoto recessivo (representada por X^hX^h)

  • E um homem sem essa doença ?

Para um homem ser normal para a hemofilia, obrigatoriamente, o cromossomo X dele não pode ser afetado, do contrário, ele apresentará o fenótipo de um hemofílico, dado que os homens possuem apenas um cromossomo X, sendo assim, seu genótipo se dará por X^HY

  • E um homem hemofílico ?

Como dito anteriormente, basta ele receber um cromossomo X afetado, que ele já possuirá a doença, sendo assim, será dado pelo genótipo X^hY.

Sabendo disso, vamos resolver a questão.

A questão nos disse que na espécie humana, a hemofilia é condicionada por um gene recessivo e ligada ao sexo. Nos diz que um casal normal tem uma criança hemofílica. Dito isso, a questão nos forneceu algumas assertivas, a saber : I- a criança é do sexo masculino, II- 50% dos filhos do sexo masculino do casal têm chance de ser hemofílicos e III-25% das filhas do casal poderão ser hemofílicas.

  • Certo, como resolver a questão ?

É simples, vamos em primeiro lugar anotar o genótipo do casal, se a questão nos disse que o casal é normal para a hemofilia, isso significa que o homem possui o genótipo X^HY e a mulher poderia possuir 2 genótipos, que são o X^HX^H ou o X^HX^h. Entretanto, a questão nos forneceu a informação de que o casal possui uma criança hemofílica, e dessa maneira, nós concluímos que a mulher é heterozigota. Vamos comprovar esse fato por cruzamentos.

  • Sendo a mulher homozigota dominante e o homem normal :

               X^H            Y

X^H         X^HX^H     X^HY

X^H         X^HX^H    X^HY

Perceba que a partir do cruzamento, todos os indivíduos provenientes desse casal, seriam normais para a hemofilia, entretanto, a questão nos disse que o casal teve uma criança hemofílica, sendo assim, esse não pode ser o genótipo da mãe.

  • Mas sendo ela heterozigota :

              X^H           Y

X^H      X^HX^H     X^HY

X^h       X^HX^h     X^hY\leftarrow

Perceba que existe um indivíduo hemofílico, então já que descobrimos o genótipo da mãe, vamos analisar as alternativas.

  • Análise das alternativas :

I- A criança é do sexo masculino.

Essa afirmativa está correta, como visto anteriormente, homens possuem um cromossomo X e outro Y, e o único descendente hemofílico é um homem que possui o genótipo X^hY.

II- 50% dos filhos do sexo masculino do casal têm chance de ser hemofílicos.

Essa afirmativa é verdadeira, a partir da análise do quadro de Punnett montado, nós percebemos que de 2 homens, um é hemofílico. Portanto, a proporção é verdadeira.

III- 25% das filhas do casal, poderão ser hemofílicas.

Essa assertiva é falsa, como proposto pelo cruzamento, nenhuma mulher é hemofílica, portanto, a probabilidade desse casal ter uma menina hemofílica é de 0%.

Em suma, a partir da análise das alternativas, nós concluímos que apenas as assertivas I e II são corretas, e é o que nos diz a letra D, apenas a I e II estão corretas.

Para mais exercícios semelhantes, acesse :

https://brainly.com.br/tarefa/46170492

https://brainly.com.br/tarefa/34404888

https://brainly.com.br/tarefa/32997927

Bons estudos e espero ter ajudado :)

Anexos:
Perguntas interessantes