2. Na cena de apresentação do alemão a jovem inocencia, o comportamento das personagens expressa diferentes hábitos sociais, valores e visões de mundo.
A) Por que o comportamento do Alemão parecer ofensivo ao sertanejo Pereira?
B) Qual é a crítica que Meyer faz ao tratamento dado às mulheres no sertão do Brasil?
C) levante hipóteses: o comportamento de Inocência que antes do Alemão confirma o costume sertanejo que escolher
as mulheres?
D) Meyer, um naturalista europeu, se opõe diretamente a Pereira, um homem rústico que vive no meio Rural. Tendo em vista as Visões de mundo de um e de outro, conclua: O que a visão de cada um deles a respeito das mulheres revela?
Soluções para a tarefa
A) Porque esse tipo de comportamento para o homem do sertão está associado aos homens "aproveitadores" que enganam as mulheres para poderem se divertirem com elas e depois largá-las.
B) A crítica que Meyer, personagem alemão da trama, faz é que as mulheres no sertão brasileiro viviam "presas" em casa por seus pais ou maridos e outras pessoas de fora, principalmente homens, quase não as conheciam. O alemão ainda elogia a Inocência, filha de Pereira e protagonista, sem nenhuma maldade por trás.
C) Sim, porque a personagem Inocência parece um pouco "assustada/surpresa" já que não estava esperando esse tipo de elogio repentino, principalmente por não estar acostumada.
D) Mostra a diferença entre os costumes do sertanejo e do homem europeu, tanto que o pai dela não leva esse elogio como uma coisa boa, e sim como um desrespeito. Pois para o alemão é normal elogiar a beleza de uma mulher, mas para o nordestino isso é um absurdo.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Resposta:
A- O elogio do Alemão a beleza de Inocência foi visto como uma falta de respeito, uma ofensa, pois foi compreendido de forma maliciosa, como se Meyer desejasse ter Inocência para si.
B-Ele critica o costume de as mulheres ficarem presas, escondidas, o que impedia que seus traços físicos fossem conhecidos.
C-Sim, pois a jovem, ao ser apresentada ao alemão, não diz nada, fica bastante tímida, o que dá entender que ela não tinha o hábito de vivenciar situações sociais desse tipo.
D-A de Meyer representa uma visão mais progressista a respeito da mulher, pois defende que ela seja livre para se mostrar e ser elogiada. A de Pereira representa a visão retrógrada, machista, em que a mulher é sinônimo de posse e deve ser controlada para garantir a honra da família.