História, perguntado por pehh021, 7 meses atrás

2 Muitas revoltas tornavam claras as insatisfações dos colonos contra os desmandos de Portugal. Havia também a divulgação das ideias liberais, importantes para aprofundar a crise do sistema colonial. Nesse contexto, a Conspiração dos Suassuna em Pernambuco: 


a) destacou-se pela sua organização militar e seu ideário iluminista.
b) estimulou o debate político contra o sistema colonial português.
c) firmou a existência de núcleos politicamente conservadores.
d) foi sem importância para o movimento libertário de Pernambuco.
e) era um movimento restrito aos intelectuais do Seminário de Olinda.


Soluções para a tarefa

Respondido por juliaomartins0
22

Resposta:

b) estimulou o debate político contra o sistema colonial português.

Explicação:

Eu coloquei isso e acertei

Marque como melhor resposta pfv

Respondido por mercury50
4

Todas as semanas da atividade cmplementar de História -PET 1

SEMANA 1

1 - a) Cada um dos textos foi escrito por um autor diferente. O primeiro texto é de autoria de Pero Vaz de Caminha; o segundo foi escrito por Jean de Lèry; enquanto o terceiro é do Padre Manuel da Nobrega.

b) O autor esperava encontrar riquezas no novo mundo, mas esperava também que fossem enviados clérigos para aquelas terras para batizar e converter os nativos à fé cristã.

c) Jean de Lèry e Pero Vaz de Caminha vislumbravam a necessidade dos nativos daquelas terras conquistadas serem convertidos para sua fé e doutrinados em seus costumes europeus a revelia dos deles próprios.

2 - a) Na Idade Média, o pecado era visto através do desejo do homem. Buscar saciá-lo era visto negativamente, sendo assim, os preceitos cristãos atribuíam regras aos homens como as descritas pelo padre Manuel da Nobrega: utilizar roupas para cobrir as partes íntimas, a monogamia, a a proibição de comer carne humana, não guerrear sem autorização e frequentarem a igreja.

b) Pero Vaz de Caminha descreveu os "gentios" de forma animalesca, muito embora, ao fazer isso, também tenha descrito elogiosamente algumas partes deles, como seu "bons narizes" e "bons rostos".

c) Os portugueses esperavam encontrar riquezas na forma de minerais e metais preciosos, assim como riquezas em recursos naturais como frutas, madeira, tecidos e especiarias como as encontradas nas Índias.

3 - B) Todos os escravos se reconheciam como iguais e lutaram juntos pelo fim da infame escravidão.

4 - a) setores da Igreja e da Coroa que se opunham à escravização indígena; fugas, epidemias e legislação

antiescravista indígena que a tornaram menos atraente e lucrativa.

SEMANA 2

1 - a) Na Colônia, ainda no século XVI, os portugueses já haviam dado início ao tráfico negreiro, atividade comercial bastante lucrativa. Os traficantes de escravos negros, interessados em ampliar esse rendoso negócio, firmaram alianças com os chefes tribais africanos. Estabeleceram com eles um comércio baseado no escambo, onde trocavam tecidos de seda, jóias, metais preciosos, armas, tabaco, algodão e cachaça, por africanos capturados em guerras com tribos inimigas.

b) Os negros trazidos para o Brasil pertenciam, principalmente, a dois grandes grupos étnicos: os sudaneses, originários da Nigéria, Daomé e Costa do Marfim, e os bantos, capturados no Congo, Angola e Moçambique. Estes foram desembarcados, em sua maioria, em Pernambuco, Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Os sudaneses ficaram na Bahia. Calcula-se que entre 1550 e 1855 entraram nos portos brasileiros cerca de quatro milhões de africanos, na sua maioria jovens do sexo masculino.

2 - a) Mali, Nigéria, República Democrática do Congo, Angola, Zâmbia.

b) 22 reinos

c) África é composta por 54 países independentes, sendo 48 continentais e 6 insulares. Ainda por 4 províncias (territórios nacionais) e mais de 10 territórios estrangeiros.

3 - b) mostrou-se menos vantajoso aos proprietários de terras, nas grandes lavouras, considerando, entre outros fatores, as rebeliões e fugas frequentes, favorecida pelo conhecimento da região e a eficácia do tráfico negreiro no abastecimento de mão de obra.

4 - b) estimulou o debate político contra o sistema colonial português.

SEMANA 3

1 - b) à forma pela qual os europeus conseguiam adquirir metais preciosos em solo africano.

2 - b) dos próprios africanos, que haviam participado desde o início da comercialização dos escravos.

3 - De acordo com o artigo 149 do Código Penal brasileiro, são elementos que caracterizam o trabalho análogo ao de escravo: condições degradantes de trabalho (incompatíveis com a dignidade humana, caracterizadas pela violação de direitos fundamentais coloquem em risco a saúde e a vida do trabalhador), jornada exaustiva (em que o trabalhador é submetido a esforço excessivo ou sobrecarga de trabalho que acarreta a danos à sua saúde ou risco de vida), trabalho forçado (manter a pessoa no serviço através de fraudes, isolamento geográfico, ameaças e violências físicas e psicológicas) e servidão por dívida (fazer o trabalhador contrair ilegalmente um débito e prendê-lo a ele). Os elementos podem vir juntos ou isoladamente.

4 - Desse universo, 5,7 milhões, ou seja, 92%, são mulheres, das quais 3,9 milhões, negras.

Perguntas interessantes