Química, perguntado por mateuseduardoalct14, 8 meses atrás

2 — Monte as fórmulas estruturais dos seguintes compostos orgânicos; a) 2-etil-3-metilpentano. b) 2,2,4-trimetilpentano. c) 2,2-dimetilexano. d) 2,2,3-trietilbutano. 3 — (UEL-PR) Para efeito de nomenclatura oficial, quantos átomos de carbono há na cadeia carbônica principal do composto de fórmula?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
74

As formulas estruturais estão em anexo.

Na formula dada, para dar nome a estrutura de acordo com as regras de nomenclatura oficial, existem 5 carbonos.

A nomenclatural oficial só leva em consideração os carbonos contidos na cadeia principal, os carbonos das ramificações são as metilações, elas recebem a numero de acordo com o carbono que está ligada na estrutura principal.

Por exemplo, em 2-etil-3-metilpentano, tem um carbono ligado no segundo carbono e outro no terceiro carbono.

Espero ter ajudado!

Anexos:

gupereira1406: A é igual a B ?
vitoriaferreir56: arrasta pro lado que tem mais
Respondido por lucelialuisa
0

2. As estruturas estão em anexo.

3. Temos cinco carbonos na estrutura principal.

Os nomes de um compostos devem ser suficientes para que possamos desenhar sua estrutura. Vamos verificar os compostos em questão:

a) 2-etil-3-metil-pentano

Começando da direita para esquerda, vemos que o composto é um hidrocarboneto com ligações simples e possui cinco carbonos em sua cadeia principal, devido ao seu nome pentano, logo (H₃C-CH₂-CH₂-CH₂-CH₃).

Ligado a essa cadeia principal temos dois ligantes. O primeiro é o etil ligado ao segundo carbono (-CH₂-CH₃) e o segundo é o metil (-CH₃) ligado a terceiro carbono, os quais irão substituir dois hidrogênios.

b) 2,2,4-trimetilpentano

Da mesma forma que o anterior, o composto é um hidrocarboneto com ligações simples e possui cinco carbonos em sua cadeia principal, devido ao seu nome pentano, logo (H₃C-CH₂-CH₂-CH₂-CH₃).

Ligado a essa cadeia principal temos três ligantes, dois deles estão no segundo carbono e um deles no quarto carbono, sendo todos ligantes metil (-CH₃), que irão substituir três hidrogênios.

c) 2,2-dimetilexano

Começando da direita para a esquerda vemos o nome hexano, logo, temos um hidrocarboneto com ligações simples e com seis carbonos, devido a presença do prefixo hex-. Assim, essa é nossa cadeia principal: H₃C-(CH₂)₄-CH₃.

Ligado a essa cadeia principal temos dois ligantes, ambos estão no segundo carbono sendo todos ligantes metil (-CH₃), que irão substituir dois hidrogênios.

d) 2,2,3-trietilbutano

Começando da direita para a esquerda vemos o nome butano, logo, temos um hidrocarboneto com ligações simples e com quatro carbonos, devido a presença do prefixo but-. Essa é nossa cadeia principal: H₃C-CH₂-CH₂-CH₃.

Ligado a essa cadeia principal temos três ligantes, dois deles no segundo carbono e um deles no terceiro carbono, sendo todos ligantes etil (-CH₂-CH₃), os quais substituirá três hidrogênios.

A cadeia principal de uma molécula é aquela que possui o maior número possível de carbonos. Na molécula em questão, o máximo de carbonos possíveis é cinco, logo, temos cinco carbonos na cadeia principal.

Para saber mais:

https://brainly.com.br/tarefa/27953718

https://brainly.com.br/tarefa/6889629

Espero ter ajudado!

Anexos:
Perguntas interessantes