2) Max Weber (1864-1920) afirma que "devemos conceber o Estado contemporâneo como uma comunidade humana que, dentro dos limites de determinado território [...], reivindicando o monopólio do uso legítimo da violência física". Assinale a alternativa CORRETA, a respeito do significado da afirmação de Weber:
A)( )Para Weber, no caso do Estado contemporâneo apenas seus agentes podem utilizar a violência de modo legítimo dentro dos limites do seu território.
B)( )O Estado foi sempre o único agente que pode utilizar legalmente a violência com o consentimento dos cidadãos-a violência dos pais contra os filhos, por exemplo, sempre foi ilegal.
C)( ) Atualmente, o Estado é o único agente que utiliza a violência (ameaças,armas de fogo, coação física) como meio de atingir seus fins - assim a segurança de todos os cidadãos está garantida.
D)( ) Outros grupos também podem utilizar a violência como recurso- por exemplo, as empresas privadas de vigilância-independente da autorização legal do estado.
E)( )Todos os cidadãos reconhecem como legítima qualquer violência praticada pelos agentes do Estado contemporâneo- por exemplo, quando a polícia usa balas de borracha contra grevistas.
Soluções para a tarefa
Eu marcaria a alternativa "A" usando o seguinte raciocínio:
B) a violência dos pais contra os filhos nem sempre teve essa visibilidade no plano legal que temos atualmente. O uso do termo "sempre" descredibiliza a afirmativa.
C) o estado não seria o único que utiliza destes fins para atingir objetivos: grupos armados como milícias também utilizam, embora fora dos conceitos legais (que não foram evidenciados como exclusivos do Estado nesta assertiva)
D) empresas privadas de vigilância dependem SIM da autorização do estado para atuarem, assim como empresas de qualquer outro âmbito.
E) a generalização da assertiva novamente descredibiliza a mesma
A primeira opção é objetiva e condiz com o trecho da afirmação. Não sou especialista da área e posso estar errada, mas espero ter colaborado com o raciocínio :)
todos os cidadãos reconhecem como legítima qualquer violência praticada pelos agentes do Estado contemporâneo por exemplo, quando a polícia usa balas de borracha contra hrevistas