2) Marque a alternativa correta em relação aos conceitos de Lectio e disputatio .
a) Ao passo que a teologia se desenvolve pela influência da filosofia, busca-se o crescimento das duas.
b) Demonstrações das formas de ser do líder religioso que pressupõe a vida em forma de fé.
c) Construção de propósito de vida das pessoas crentes.
d) Formatos de ensino empregados durante o período da escolástica.
e) Somente a vida bem vivida pode ser considerada nessa perspectiva.
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Olá!
2) Marque a alternativa correta em relação aos conceitos de Lectio e disputatio .
a) Ao passo que a teologia se desenvolve pela influência da filosofia, busca-se o crescimento das duas.
b) Demonstrações das formas de ser do líder religioso que pressupõe a vida em forma de fé.
c) Construção de propósito de vida das pessoas crentes.
X) Formatos de ensino empregados durante o período da escolástica.
e) Somente a vida bem vivida pode ser considerada nessa perspectiva.
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A Lectio e a Disputatio eram formatos de ensino empregados durante a Escolástica. Logo, a alternativa D está correta.
A Escolástica teve em São Tomás de Aquino seu principal nome e foi uma tentativa de harmonizar a razão com a fé.
São três os problemas centrais da Escolástica:
- DA CRIAÇÃO: Uma novação questão se coloca: como o mundo criado se conserva? O mundo é uma criação continuada, em que Deus tem de sempre manter? Nos primeiros séculos a Escolástica pensa assim, ou seja, o fundamento ontológico do mundo se encontra em Deus, não só em sua origem, mas de modo atual. No nominalismo dos séculos XIV e XV essa convicção vacila: o mundo é visto com capacidade de existir por si só. A cooperação de Deus, após a criação, é não aniquilá-lo e deixa-lo ser. Assim, o mundo vai ganhando uma relativa suficiência e autonomia como criatura.
- DOS UNIVERSAIS: Uma questão importantíssima durante toda a Id. Média. Os universais são os gêneros e as espécies e se opõem aos indivíduos; a questão é saber qual tipo de realidade corresponde a esses universais. Os universais são ou não são coisas? E em que sentido? A resposta depende de como entendemos o ser das coisas e de como entendemos como o conhecimento se dá. A Id. Média vai de uma posição realista para uma nominalista.
- DA RAZÃO: Em São Tomás há uma adequação entre Deus e o homem: Deus é logos e o homem também vem definido pelo logos. É possível, portanto, um conhecimento da essência divina. A teologia é de fé na medida em que é construída sobre dados sobrenaturais, revelados, mas o homem trabalha com eles com sua razão, para interpretá-los e alcançar um saber teológico. Com Duns Escoto e Okcham, contudo, a coisa muda de figura: a teologia é sobrenatural e a razão tem pouco a fazer nela. A razão passa a ser um assunto exclusivamente humano.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/1790874
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