2) Localizado na Europa Mediterrânea, o mundo grego se desenvolveu por meio da interação de povos indo-europeus (aqueus, jônicos, eólios e dóricos). Chamavam-se de helenos, já que acreditavam descender de Heleno, neto do titã Prometeu, aquele que rouba o fogo dos deuses e o dá para a humanidade.
O mundo grego relacionava-se com vários povos, dentre eles, os egípcios, o que resultou em importante troca cultural. Assim foi com os gregos em relação aos egípcios. A arte egípcia se pautava na frontalidade e na simetria.
Identifique, dentre as expressões artísticas gregas abaixo, àquela que corresponde à influência egípcia:
Alternativas:
a) Reconstituição datada de 1927, feita por E. Gill´rtion. O afresco original encontra-se no palácio de Cnossos. Aqui percebemos a ausência de movimento, característica da influência egípcia pintura grega.
b) O tesouro de Atreu, templo em homenagem ao Deus Hélios, que sincronizava com o Deus egípcio Amon-Rá. Na obra, percebemos a simetria entre esquerda e direita e o ápice da entrada apontando para cima, referenciando o cosmos.
c) O discóbolo de Míron, com a aplicação da lei da frontalidade, a simetria e o peso do corpo distribuído igualmente.
d) O soldado gálata e sua esposa, demonstrando a expressividade, o sentimento e ao mesmo tempo a rigidez do corpo e a designação política.
e) Kourus de Anavyssos, demonstrando rigidez, simetria, posição frontal, utilização do mármore e o nu masculino. Percebemos o peso do corpo distribuído igualmente sobre as duas pernas, com proporção e harmonia matemáticas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
e) Kourus de Anavyssos, demonstrando rigidez, simetria, posição frontal, utilização do mármore e o nu masculino. Percebemos o peso do corpo distribuído igualmente sobre as duas pernas, com proporção e harmonia matemáticas.
Explicação:
Corrigido pelo AVA
1 b)
A arquitetura grega era escultural e não apenas monumental, ou seja, os edifícios eram feitos para serem contemplados como se fossem esculturas, como o Partenon. Para compensar o olhar de quem contempla (devido à “doença do olhar”, as colunas eram compensadas, por um método chamado ajustamento eurrítmico.
2e)
Kourus de Anavyssos, demonstrando rigidez, simetria, posição frontal, utilização do mármore e o nu masculino. Percebemos o peso do corpo distribuído igualmente sobre as duas pernas, com proporção e harmonia matemáticas.
3a)
I, III e V, apenas.
4c)
Preocupada com a mensagem que se queria passar, com imagens que representavam sua fé.
Explicação: