História, perguntado por julianaalmeida85, 8 meses atrás

2- Leia os fragmentos e analise as imagens.
Fragmento 1
Há muitas controvérsias a respeito da verdadeira origem da bandeira dos inconfidentes.
Segundo informações, ela é a junção das ideias de vários dos inconfidentes. O fundo branco teria
sido proposto por Cláudio Manuel; o triângulo verde, sugerido por Tiradentes; e o lema latino
"LIBERTAS QUÆ SERA TAMEN", proposto por Alvarenga Peixoto. Devido ao alto grau de vigilância
da Coroa Portuguesa em Minas Gerais, esta bandeira não chegou a ser feita. Sua confecção seria
realizada após o início da revolução.

Fragmento 2:

“A bandeira de Minas Gerais é composta por um triângulo vermelho sobre fundo branco, contornado pela expressão em latim “Libertas quae sera tamen”—lema da Inconfidência Mineira —, que significa “Liberdade ainda que tardia”. A atual bandeira do Estado de Minas Gerais foi instituída pela lei 2.793, de 8 de janeiro de 1963, sancionada pelo então governador José de Magalhães Pinto. O triângulo remete à santíssima trindade e foi proposto por Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, um dos participantes do movimento da Inconfidência, que buscava a libertação da Coroa Portuguesa. Já a frase em latim foi proposta por Alvarenga Peixoto, outro inconfidente, e foi retirada de um versículo do poeta romano Virgílio.”

— Identifique as semelhanças e a diferença entre a bandeira dos Inconfidentes e atual bandeira de Minas Gerais.

— O termo em latim "Libertas quae sera tamen" que significa "Liberdade ainda que tardia" foi proposto por Alvarenga Peixoto e mantido na bandeira atual do nosso Estado. No contexto da Inconfidência Mineira, de que maneira esse termo latino traduzia todos os desejos do movimento?

— De que maneira a nossa bandeira remete aos costumes e a importância da religião no contexto em que a mesma foi produzida?

ME AJUDEM POR FAVOR!!!​

Soluções para a tarefa

Respondido por werlyclara
739

Resposta:

A=As semelhanças são: que ambas têm a mesma frase,e são com o fundo branco e o triângulo.

As diferenças são:uma tem um triângulo verde e a outra o triângulo é vermelho,a bandeira do fragmento e imagem não chegou a ser feita já a outra foi feita e atualmente é a bandeira do Estado de Minas Gerais.

B= que eles buscavam a liberdade da Coroa Portuguesa.

C= o triângulo representa a Santíssima Trindade e o o texto foi tirado de um versículo do poeta Romano Virgílio.

Explicação:

ESPERO TER AJUDADO!

BONS ESTUDOS.


EnzoFranca13: e ve hentai
EnzoFranca13: kskskskskkskkskskkskskskkskksks
TheKillerman: Otakakpoperloli ksksksksk
annajujuvieiracarval: muito obrigada
gracielemillanifalca: valeu por me ajudar #vc e devmais
arthurmaia0305: sfç ajudou dms
Respondido por lirianesf
2

A) As semelhanças entre a bandeira da Inconfidência Mineira e a atual bandeira do estado de Minas gerais, é que ambas correspondem à um retângulo branco com um triângulo no centro e a frase “Libertas quae sera tamen” ao redor do triângulo.

A diferença entre as bandeiras está na cor do triângulo. Originalmente o triangulo era verde, representando o Brasil. Após o fim da Inconfidência Mineira, a cor adotada para o triangulo foi o vermelho, como símbolo do sangue derramado na revolução.

B) O lema e o próprio movimento da Inconfidência Mineira foram inspirados na Revolução Francesa, que também tinha como lema a Liberdade (liberdade, igualdade e fraternidade). O desejo do movimento era conquistar uma pátria livre e independente de Portugal, planejavam proclamar a independência, abolir a escravatura e recuperar a indústria de mineração que estava em decadente exploração.

C) O triângulo da bandeira faz referência à Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), um conceito muito forte na religião católica. Naquele momento histórico o catolicismo era considerado a religião oficial do Brasil, sendo muito forte a influência de padres nas questões políticas.

Ver mais em: https://brainly.com.br/tarefa/30528091

Anexos:
Perguntas interessantes