Português, perguntado por janacanutocapioz0cbn, 11 meses atrás

2)
Leia o trecho:

Para Brasil e Portugal, o século XIX foi marcado por alguns momentos importantes. A vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808 – que trouxe modernidade ao país – e a independência brasileira, em 7 de setembro de 1822, foram dois eventos que influenciaram ambos nas esferas política, financeira e cultural.



Levando em consideração o contexto literário português e brasileiro no século XIX, analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) No campo literário, na primeira metade do século XIX, no Brasil, apareceram os romancistas como José de Alencar (1829-1877), autor de O guarani e Senhora, poetas como Gonçalves Dias (18231864), com os Primeiros Cantos, Álvares de Azevedo (1831-1852), com sua Lira dos Vinte Anos, e Castro Alves (1847-1871), autor de Navio Negreiro. Na segunda metade, destacam-se no Brasil os realistas/naturalistas, como Machado de Assis (1839-1908), autor de Memórias Póstumas de Brás Cubas, e, em Portugal, Eça de Queirós (1845-1900), com diversas obras, com destaque para O crime do Padre Amaro e Os Maias. Ambos são conhecidos por seus romances, mas também produziram poesia, crônicas e contos – nesse momento, com foco temático na crítica social.

( ) No final do século XIX e início do século XX, temos o Modernismo, que se caracteriza pela retomada aos clássicos com grande rigor formal e vocabulário rebuscado, e o Simbolismo, caracterizado por uma literatura mais abstrata, com temas religiosos e místicos – muitas vezes esses dois movimentos são tratados de forma conjunta. No Brasil, os destaques literários do período são Augusto dos Anjos (1884-1914), Cruz e Souza (1861-1898) e Alphonsus de Guimarães (1870-1921); em Portugal, Eugênio de Castro (1869-1944)

( ) O recente século XX nos remete ao Parnasianismo. Ele é o marco do modernismo brasileiro e consiste em um período importantíssimo para a história de nossa arte, em especial para as artes plásticas e a literatura.

( ) A chamada poesia metafísica tem sua origem no século XVII, na Grã-Bretanha, por meio da obra do poeta John Donne e se caracteriza por destreza intelectual e associação de ideias tidas como insociáveis, de forma abstrata e filosófica.

( ) Nas literaturas de língua portuguesa, o maior destaque como poeta metafísico no século XIX é Antero de Quental (1842-1891) e, no século XX, Fernando Pessoa, ortônimo, e um dos seus heterônimos, Álvaro de Campos, O engenheiro. Antero de Quental, nascido na Ilha de São Miguel, na região de Açores, dedicou sua vida à poesia. Os temas escolhidos pelo poeta são, em geral, relacionados à sua vida e sua produção é extremamente técnica, do ponto de vista formal e por isso é considerado um dos maiores sonetistas em língua portuguesa.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas:

a)
F – F – V – F – V.

b)
V – V – V – F – F.

c)
F – V – F – F – V.

d)
V – V – F – F – F.

e)
V – F – F – V – V.

Soluções para a tarefa

Respondido por benaise
32

Resposta:

letra E

Explicação: Av1 literaturas de língua portuguesa III

1 B

2 E

3 A

4 A

5 A


isoniap6: Obrigado do fundo do meu coração!!!!! tudo certinho!!!!!
kellindelima: Tudo certo!
janacanutocapioz0cbn: Obrigada! Deu tudo certo!
Respondido por diegokaujon
2

Resposta:

e) V – F – F – V – V.

Explicação: av-1

1- e) V – F – F – V – V.

2- a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

3- a) I, II e III.

4- a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

5- b) Literatura de cordel, o tema é sobre migração e as diferenças, em vários níveis, entre as regiões do país, com o uso de uma forte crítica.

Perguntas interessantes