2- Leia o texto abaixo:Este texto aborda a relação entre o “certo e o errado”. Imagina que você trabalha numa biblioteca, verificando os livros que as pessoas levam ao sair, e um amigo lhe pede que o deixe levar às escondidas uma obra de referência muito difícil de encontrar, que ele deseja ter para si. Dizer que está errado não é apenas dizer que contraria as regras. De onde vem o desejo de não ajudar um amigo? Se você tivesse que explicar o motivo, provavelmente diria que seria injusto com os outros usuários da biblioteca. Esses pensamentos têm a ver com os efeitos que tal ação pode ter sobre os outros. A base da moral é a crença de que o benefício e o prejuízo causados a pessoas particulares (ou animais) são bom ou mau não apenas do ponto de vista delas, mas do ponto de vista mais geral, que pode ser compreendido por qualquer um que pense. O argumento moral tenta apelar para uma capacidade de motivação imparcial que se supõe existir em todos nós.
2- Qual das afirmativas é uma conclusão coerente com esse texto? *a) Avaliação do “certo e o errado” vai além das dimensões legais e culturais, que também podem ser avaliadas à luz do mesmo princípio.b) Consciência dos sentimentos que os outros poderão ter ao sofrerem as consequências de nossas ações é critério moral decisivo.c) Consciência pessoal é o critério decisivo para julgar a moralidade de uma ação, sempre vinculada às intenções do agente.d) Dimensão moral é essencialmente subjetiva, da qual resulta a impossibilidade de fundamentar e justificar uma moral universalista.e) Nenhuma das alternativas apresenta qualquer coerência com a situação descrita no texto.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Eu marcaria B, porque o texto me lembra bastante da filosofia kantiana, que em resumo diz que a moral deve estar de acordo com o bem coletivo, e a letra B é a mais coerente com esse pensamento
Perguntas interessantes
Inglês,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás