2)
Leia o texto a seguir:
"O emprego da língua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos) concretos e únicos, proferidos pelos integrantes desse ou daquele campo da atividade humana. Esses enunciados refletem as condições específicas e as finalidades de cada referido campo não só por seu conteúdo (temático) e pelo estilo da linguagem, ou seja, pela seleção dos recursos lexicais, fraseológicos e gramaticais da língua mas, acima de tudo, por sua construção composicional. Todos esses três elementos – o conteúdo temático, o estilo, a construção composicional – estão indissoluvelmente ligados no todo do enunciado e são igualmente determinados pela especificidade de um determinado campo da comunicação".
(Bakhtin, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2010, p.261-262).
Pensando na importância dos gêneros discursivos aliados à escrita, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Para se produzir texto não há necessidade de conhecer os vários gêneros e tipologias que circulam na sociedade e na esfera escolar.
( ) Conhecer o gênero ou o tipo textual do texto que se está produzindo auxilia para que objetivo, características e temáticas do texto sejam adequados.
( ) Dominar uma variedade de gêneros permite que o produtor de texto (o aluno) consiga realizar suas produções de forma dinâmica, correta e real.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
A alternativa correta é F-V-V.
Dentre os "erros imperdoáveis" em relação à língua culta pode - se citar:
- uso de gírias;
- falta de coerência e coesão.
Por meio do uso de gírias faz - se com que se perca a essência da norma culta da língua portuguesa, com isso, é uma ação inaceitável em um ambiente formal para um profissional da área.
Além disso, pode - se citar a falta de coerência e coesão que faz com que o texto ou fala perca seu sentido.
Bons estudos!
mchav1:
muito bom
Perguntas interessantes
Física,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás