2)
Leia o texto a seguir:
O atrativo instantâneo que ilustrações de livros de literatura infantil exercem em crianças de qualquer época e, de modo especial, naquelas que hoje crescem em mundo acentuadamente visual, é fato inegável e de constatação óbvia. Crianças são ávidas leitoras de imagens, que nelas exercem poder encantatório, tão logo os pequenos leitores abram o livro e comecem a folheá-lo.
(PAIVA, Aparecida; SOARES, Magda. Literatura infantil: políticas e concepções. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008, p. 79.)
Pensando a respeito do uso de recursos imagéticos e não verbais na literatura infantojuvenil, Pensando nisso, avalie as assertivas a seguir e a relação estabelecida entre elas:
I) As imagens dos livros infantis são utilizadas como um apoio para a linguagem verbal, uma vez que a escrita exerce maior importância.
PORQUE
II) As imagens dos livros infantis são ilustrações obrigatórias, que servem para ocupar os espaços vazios que a história deixa na obra.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b)
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa assinalada
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é verdadeira, uma vez que compreende o sentido da utilização de imagens dentro da literatura infantil, no sentido de complementar o texto, através dos recursos visuais.
Todavia, a asserção II não é verdadeira, já que apesar de serem obrigatórias, constituem formas complementares através de linguagens não-verbais, apresentando significados mais complexos.
Perguntas interessantes
Química,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás