2) Leia o texto a seguir e responda:
A força do abolicionismo em nosso país apresentou-se de diversas maneiras. Associações abolicionistas surgiram aos montes no país, conferências abolicionistas foram organizadas, eventos públicos realizados, levantaram-se fundos para pagar a alforria de escravos, advogados passaram a atuar efetivamente contra senhores de escravos, jornalistas publicavam textos defendendo a abolição e populares abrigavam escravos fugidos em suas casas.
Os escravos também atuaram na desestabilização da escravidão e realizavam fugas em massa ou fugas individuais, formavam quilombos que se tornavam centros de resistência, organizavam revoltas que resultavam na morte de seus senhores etc. A década de 1880 registrou inúmeros casos de revoltas e fugas de escravos.
A pressão realizada pela população livre e pelos escravos era tamanha que o clima de desordem no final da década de 1880 era evidente: o Império não tinha mais o controle sobre a situação. Pressionado, o Império teve de agir, dessa forma, aprovou-se a Lei Áurea em 13 de maio de 1888.
A reação da população mediante a lei foi de festa, e as celebrações estenderam-se por dias. A abolição, porém, não foi acompanhada por medidas de suporte aos negros libertos, e eles continuaram sendo vítimas do preconceito, violência e sofreram com a falta de acesso ao estudo e às boas oportunidades.
Mesmo após a abolição, o racismo acabou ou se perdurou por anos? E os ex-escravos foram inseridos na sociedades com êxito? Evidencie com fragmentos do texto
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
sei n !!!!!!!!!!!!!!!!!
eduardodanilla:
kakak d Boa
Respondido por
2
Resposta:
O racismo se perdurou e ainda perdura nos dias atuais. Os ex-escravos não foram inseridos na sociedade. Na passagem " A abolição, porém, não foi acompanhada por medidas de suporte aos negros libertos, e eles continuavam sendo vítimas de preconceito, violência e sofreram com a falta de acesso ao estudo e às boas oportunidades."
Perguntas interessantes