ENEM, perguntado por joao8188646, 3 meses atrás

2 - Leia o texto a seguir.
Amigo evangélico do papa revela o que está por trás do ‘ecumenismo bergogliano’ Pastor e biblista argentino Marcelo Figueiroa elenca as bases da proposta ecumênica de Francisco e como ambos têm trabalhado, juntos, pela unidade dos cristãos O pastor presbiteriano Marcelo Figueiroa é amigo do papa Francisco de longa data. Tudo começou há cerca de 20 anos, quando o então arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, topou o desafio de promover e atuar em prol do ecumenismo na sua arquidiocese. Tudo se deu através de conversas sobre a Bíblia, encontros e momentos de oração, nos quais membros de várias confissões cristãs focaram naquilo que os une, não no que os separa. Figueiroa, que é um biblista renomado na Argentina, e participou ativamente dessas iniciativas em vista do diálogo, atualmente é responsável pela edição argentina do L’Osservatore Romano, o jornal oficioso da Santa Sé. É difícil imaginar, fora do governo de Francisco, que uma das edições do periódico mais importante do catolicismo um dia pudesse estar nas mãos de um pastor protestante. A nomeação pontifícia, que delegou Figueiroa para o cargo, aconteceu em 2017. A intenção era produzir um jornal feito na Argentina e para a Argentina, evitando que, de alguma forma, as palavras do santo padre fossem distorcidas em sua terra natal. E nada melhor que confiar essa missão a um amigo de confiança do papa, com o qual Francisco mantém contato constante. O texto acima discorre sobre a postura ecumênica adotada pelo atual líder da Igreja Católica Romana, Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco. Quando ele ainda era arcebispo, já mantinha boas relações com outros grupos cristãos. Depois de eleito papa, essa prática continuou chegando ao ponto de ele nomear um pastor protestante para um cargo de confiança.
a) Pesquise e liste, a seguir, três pontos em comum entre as igrejas católica e evangélica.

b) Apesar de o próprio papa demonstrar uma postura ecumênica, ainda é fácil verificar episódios de intolerância entre católicos e evangélicos. Na sua opinião, por que isso acontece?

c) Cite uma vantagem do entendimento entre católicos e evangélicos, através de uma postura ecumênica.


luis8071833: hi

Soluções para a tarefa

Respondido por Julya4820
6

Resposta:

1. a)

* Ambas são cristãs, ou seja, acreditam e aceitam Jesus e Deus.

* Acreditam na salvação e no Reino dos céus.

* Possuem a Bíblia como Livro Sagrado.

2. b)

Não faço a minima ideia, só sei que devemos aceitar as pessoas indepedente da cor ou religião.

3. c) O ecumenismo é um movimento entre diversas denominações cristãs na busca do diálogo e cooperação comum, buscando superar as divergências históricas e culturais, a partir de uma reconciliação cristã que aceite a diversidade entre as igrejas. Ou seja, elas se entendem atráves do movimento Ecumenismo.

Explicação:

Bons estudos!! :)


Layanepassos1234: Obd!
andressa9368659: vlw ajudou muito S2
Perguntas interessantes