2.Leia o texto a seguir:
Aconteceu mais de uma vez: ele me abandonou. Como todos os outros. O quinto. A gente já estava junto há mais deum ano. Parecia que dessa vez seria para sempre. Mas não: ele desapareceu de repente, sem deixar rastro. Quando me dei conta, fiquei horas ligando sem parar – mas só chamava, chamava, e ninguém atendia. E então fiz o que precisava ser feito: bloqueei a linha.
A verdade é que nenhum telefone celular me suporta. Já tentei de todas as marcas e operadoras, apenas para descobrir que eles são todos iguais: na primeira oportunidade, dão no pé. Esse último aproveitou que eu estava distraí doe não desceu do táxi junto comigo. Ou será que ele já tinha pulado do meu bolso no momento em que eu embarcava no táxi? Tomara que sim. Depois de fazer o que me fez, quero mais é que ele tenha ido parar na sarjeta.
FREIRE, Ricardo. Começar de novo. O Estado de São Paulo, 24 nov. 2006. (Adaptado)
A quem/que se refere o pronome ele ao longo do texto? No primeiro parágrafo, ele anuncia (uso catafórico) ou recupera (uso anafórico) um referente? E no segundo? Comente e justifique sua resposta (até 5 linhas)
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
O pronome "ele", ao longo do texto, refere-se ao aparelho celular.
No primeiro parágrafo, o pronome "ele" anuncia (uso catafórico) um referente:
"Aconteceu mais de uma vez: ele me abandonou."
Um catafórico se refere a um termo que ainda irá aparecer, ou seja, que ainda será enunciado.
Na primeira frase do texto o termo "celular" ainda não havia sido anunciado.
Já no segundo parágrafo o pronome "ele" recupera (uso anafórico) um referente.
O termo anafórico faz a retomada de um termo anterior, parcial ou totalmente, sendo necessário termos conhecimento do termos anterior para que ele (termo anafórico) seja compreendido.
Bons estuods!
Perguntas interessantes