2. Leia o seguinte trecho:
“Mesmo as diferenças determinadas pelo aparelho reprodutor humano determinam diferentes manifestações culturais. Margareth Mead (1971) mostra que até mesmo a amamentação pode ser transferida a um marido moderno por meio da mamadeira. E o nossos índios Tupi mostram que o marido pode ser o protagonista mais importante do parto. É ele que se recolhe a rede, e não a mulher, e faz o resguardo considerado importante para a sua saúde e a do recém-nascido.”
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 23ª Ed: Zahar, RJ, 2009.
Levando em consideração o trecho acima e o resumo realizado sobre o determinismo biológico, responda: aspectos biológicos determinam a cultura de uma sociedade? Justifique: *
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Não.
Explicação:
As construções culturais de cada sociedade são arbitrárias em relação à natureza e só fazem sentido dentro do contexto cultural de cada grupo. Sendo assim, o papel do homem ou da mulher na criação das crianças é definido com base em aspectos culturais e históricos de determinado grupo. É impossível dizer que as construções culturais de um grupo são melhores/mais racionais que as de outro, já que tais construções só fazem sentido para aquele contexto. Vivemos (re)significando a natureza o tempo todo e é impossível dizer que um significado seja mais válido do que outro universalmente.
Perguntas interessantes