2. Leia o documento a seguir e marque a alternativa correta
No Pará, a imprensa [...] desempenhou um papel relevante, sobretudo na fase preparatória da Cabanagem. Jornais como O Paraense faziam oposição aberta ao governo central. [...] Mais tarde, quando a luta armada e a emergência das massas populares radicalizaram o processo revolucionário, o jornalismo de oposição praticamente desapareceu no Pará. Esta seria, aliás, uma constante em todos os movimentos sociais do Periodo Regencial: seguindo o exemplo das elites. os jornalistas ilustrados, representantes das camadas médias urbanas e que conservavam ligações com a aristocracia rural, eram tanto mais ativos quanto menor se fazia a mobilização popular.
a) Os veiculos de comunicação apoiavam o governo central sediado na capital, logo, faziam pesadas criticas aos movimentos rebeldes locais.
b) A midia adotava uma postura conservadora, pois estava alinhada com os interesses de D. Pedro I durante o periodo regencial.
c) Os jornalistas eram os grandes responsáveis pela radicalização dos movimentos populares, tomando a luta no Haiti como modelo.
d) Quando notava o aumento da participação popular, a midia ligada ás elites agrárias e escravistas deixava de apoiar os rebeldes.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
d) Quando notava o aumento da participação popular, a midia ligada ás elites agrárias e escravistas deixava de apoiar os rebeldes.
Explicação:
8
Perguntas interessantes