Geografia, perguntado por kdjhenny, 8 meses atrás

2- Leia e assinale a alternativa correspondente ao texto:


A seguir, você encontrará três textos destacados de uma mesma obra, Geopolítica da fome, escrita pelo brasileiro Josué de Castro em 1951, na qual aborda a questão da alimentação em escala global. Leia-os com atenção para responder à questão:

“A região Sul, quente e úmida, com seu solo montanhoso, porém atravessado de férteis vales e com seu excesso de chuvas, constitui a grande área do arroz. Ao norte do Yan-Tse-Kiang e das montanhas de Tsigling, estendem-se as extensas planícies semiáridas do país ao Norte. Aí quase não se planta arroz. É a área do trigo, do milhete, do sorgo ou kaoliang e da soja.”

CASTRO, Josué de. Geopolítica da fome: ensaio sobre os problemas de alimentação e de população do mundo.

São Paulo: Brasiliense, 1959. p. 258.

“Com mais de três quartos de sua população dedicados às atividades agrícolas e imbuídos de princípios religiosos que lhes proíbem o uso da carne do gado como alimento, os hindus estruturaram um tipo de alimentação de extrema predominância vegetal, tendo como alimento básico o arroz [...] Na maior parte da Índia o arroz é consumido com legumes, óleos vegetais e peixe, em pequenas quantidades.”

CASTRO, Josué de. Geopolítica da fome: ensaio sobre os problemas de alimentação e de população d o mundo.

São Paulo: Brasiliense, 1959. p. 312.

“No século XVI, com as descobertas dos grandes navegadores, que levaram à Europa a contribuição dos recursos alimentares de outros continentes, atenuaram-se as epidemias de fome, que se tornaram também menos frequentes, mas, ainda assim, continuaram fazendo seus estragos. Em 1586 foi a Inglaterra sacudida por uma das maiores epidemias de fome de toda a sua história e em 1662 os camponeses da região de Blois, na França, pastavam como gado, roendo os cardos e as raízes encontradas no campo.”

CASTRO, Josué de. Geopolítica da fome: ensaio sobre os problemas de alimentação e de população do mundo.

São Paulo: Brasiliense, 1959. p. 397.


O primeiro trecho aborda aspectos da alimentação na China, enquanto o segundo, na Índia, e o terceiro, na Europa. Em relação à questão da alimentação, tanto em meados do século XX como no atual contexto da globalização, é correto afirmar:


a) Não há mais particularidades regionais, pois a globalização homogeneizou os hábitos alimentares assim como eliminou a fome no mundo.

b) Embora não possamos afirmar que há homogeneização quanto aos hábitos alimentares, é correto afirmar que a globalização eliminou a fome no mundo ao expandir os alimentos europeus.

c) O período das grandes navegações e posteriormente o neocolonialismo significaram a expansão dos hábitos alimentares europeus em detrimento de hábitos locais, embora a fome ainda exista.

d) Tanto a fome como hábitos alimentares locais ainda existem, mas é correto afirmar que a globalização tem influenciado a circulação de produtos, temperos e sabores pelo planeta.

e) A fome é hoje, um fenômeno exclusivamente localizado no continente africano, sendo que outros continentes se livraram dela ao aceitar hábitos alimentares europeus.

Soluções para a tarefa

Respondido por creatorcanal
2

Resposta:

Correta: d) Tanto a fome como hábitos alimentares locais ainda existem, mas é correto afirmar que a globalização tem influenciado a circulação de produtos, temperos e sabores pelo planeta.

Explicação:

Perguntas interessantes