História, perguntado por marianaleite681526, 10 meses atrás

2. Leia atentamente o texto abaixo e responda ao que se pede.
Os dois grandes partidos imperials (...) completaram sua formação [-] como agremiações politicas opostas. Mas havia mesmo
diferenças ideológicas ou socials entre eles? Não passariam no fundo de grupos quase idênticos, separados apenas por rivalidades
pessoais. Muitos contemporaneos afirmam isso. Ficou célebre uma frase atribuida ao político pernambucano Holanda Cavalcanti Nada
se assemelha mais a um Saquarema do que um Luzia no poder!
FAUSTO, Boris. História do Brasil
. São Paulo: Edusp, 2012
A transcrição refere-se aos partidos:
Radical e Justicialista, que formaram a estrutura bipartidária vigente na Regência.
6)
Republicano e Democratico, que deram o tom politico ao longo do Primeiro Reinado.
Progressista e Ruralista, que se constituiram nas duas forças políticas em ação no Segundo Reinado.
d)
Trabalhista e Positivista, que moldaram a vida política no Antigo Regime.
e)
Conservador e Liberal, que dominaram a cena política até a proclamação da República.
A questão 2 fol adaptada de vestibular (Vunesp).​

Soluções para a tarefa

Respondido por beckalessandra12
16

O Partido Conservador (vulgarmente conhecido por Saquarima) constituído pelos Retornistas e o Partido Liberal pelos Progressistas, denominado Luzia.

Luzias e Saquaremas governaram a estrutura política do segundo reinado. O Partido Conservador defendeu o poderoso e centralizado governo imperial, enquanto os liberais lutaram pela descentralização e deram às províncias um certo grau de autonomia. Mas quando liberais e conservadores conquistaram o poder, suas atitudes não foram muito diferentes.


marianaleite681526: obrigada
Respondido por RayanaSE
0

Os dois grandes partidos imperiais eram o Conservador e Liberal, que dominaram a cena política até a Proclamação da República (resposta correta letra A).

Partidos imperiais

Segundo João Camilo de Oliveira Torres, em seu livro "Os Construtores do Império", somente com o tempo, por meio de uma reflexão madura e desapaixonada, será possível vislumbrar o panorama de onde estão os protagonistas políticos, os constrangimentos que enfrentaram e os objetivos a que aspiraram ao tomar as decisões.

O período imperial do Segundo Reinado é considerado o mais equilibrado institucionalmente da história brasileira, principalmente pela alta habilidade política tanto do legislativo quanto do poder moderador (imperador).

Com o sistema presidencialista da Proclamação da República, o Estado brasileiro não se modernizou, delegou poder à presidentes que não eram responsáveis pela continuidade e produziram conquistas individuais que prejudicaram os cidadãos.

Para mais informações sobre a utopia republicana, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/50355976

Anexos:
Perguntas interessantes