2. Leia algumas leis do Código de Hamurábi e responda as questões: “(...) Se um homem cegou o olho de um homem livre, o seu próprio olho será cego. Se cegou o olho de um escravo, ou quebrou-lhe um osso, pagará metade do seu valor. Se um homem tiver arrancado os dentes de um homem da sua categoria, os seus próprios dentes serão arrancados. (...) Se um construtor fizer uma casa e esta não for sólida e caindo matar o dono, este construtor será morto. (...).” a) Contextualize o período em que o documento foi produzido. b) Explique a lei do talião: “Olho por olho, dente por dente”. Retire um trecho do documento como exemplo. c) Atualmente, muitas pessoas defendem a aplicação da lei do talião e a justiça com as suas próprias mãos. O que você pensa sobre isso? Explique. d) Ilustre o documento histórico.
Soluções para a tarefa
a) O código de Hamurabi foi constituído quando a humanidade era muito agressiva e resolvia tudo pelas próprias mãos. Isso era em um tempo muito antigo, onde a civilidade não existia.
b) Essa lei significa que se uma pessoa fizer algo de errado com você, você pode retribuir diretamente para a pessoa no mesmo nível. Exemplo do texto: "Se um homem tiver arrancado os dentes de um homem da sua categoria, os seus próprios dentes serão arrancados."
c) Eu penso que para você agir assim, você tem que ser muito troglodita. Estamos no século 21, poxa! Se uma pessoa age assim agora, ela deve ser punida ao rigor da lei, sem morte.
d) O código de Hamurabi era assassino e temoroso, mas era como eles conseguiam fazer as pessoas se controlarem há 5 mil anos atrás. Esse código implica na morte como pagamento por outra morte, o que era muito ruim para a humanidade, porque não devemos combater fogo com fogo. É uma forma horrível de governo, é claro, mas isso não significa que é certo.