2. Leia a notícia publicada no Jornal do Brasil, de 30 de abril de 1917.
O socialista Lênin foi expulso de uma reunião por mostrar-se favorável à paz
NOVA YORK, 29 (A). – Um despacho procedente de Petrogrado informa que em uma reunião realizada ontem à noite, naquela Capital, deu-se um pequeno tumulto, sendo expulso o socialista Lênin, que protestava contra a continuação da guerra, fazendo críticas violentas aos atos do Governo Provisório.
•Pela leitura desse documento, podemos perceber que havia uma divergência importante entre o governo provisório de Kerenski e as ideias do bolchevique Lênin. Que divergência era essa? Como o governo de Kerenski se posicionou frente a essa questão?
Soluções para a tarefa
Keresnki defendia um projeto de reformas políticas graduais e Lênin defendia a paz.
Quando Keresnki adicionou a Rússia na Guerra foi por questão de honra e de necessidades estratégicas, enquanto Lênin, que representava a maioria da população, defendia a saída do conflito a qualquer custo.
Dentre outras divergências, podemos apontar que Lênin era contrário a manutenção da Rússia na Primeira Guerra Mundial, tendo o Governo Provisório tendo tomado a posição do nacionalismo e defendido que o país deveria seguir na Guerra.
Esta decisão de continuar na guerra, que havia iniciado em 1914 por decisão da Monarquia, que havia sido deposta do poder pela Revolução de Fevereiro de 1917, foi bastante impopular. Os camponeses e operários russos, que eram os que mais morriam na guerra, já estavam fartos daquele conflito, no qual não viam sentido, e passaram a apoiar cada vez mais abertamente os bolcheviques, que abertamente rejeitavam a guerra e defendiam a saída da Rússia do conflito.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/17902824