2 — Leia a “Alegoria da Caverna” de Platão pesquise e reflita sobre o que é o conhecimento, qual a nossa relação com a verdade e o que nos leva a querer saber e fazer aquilo que consideramos certo (enfim, o que é alguma coisa “certa” pra nós? — Tente organizar um texto explicando as suas considerações sobre essa questão
Soluções para a tarefa
Com essa teoria de Platão entendesse que o homem só acredita naquilo que ele mesmo vê, com os seus olhos quando alguém tenta mostra algo que não está em seu cotidiano não acredita em quem disse, e ainda chamam o de louco.
Resposta:
O conhecimento para Platão era puro idealismo.
Explicação:
Platão dividia o mundo entre mundo das ideias e mundo sensível (dualidade), este dizia que o mundo sensível era uma mera cópia imperfeita do mundo das ideias ( mundo verdadeiro e perfeito), pois o mundo sensível era o mundo representado por meio dos sentidos (tato, olfato, paladar, audição e visão) e o filósofo desprezava tais fontes de conhecimento e ratificava que somente o saber construído por meio das ideias era o verdadeiro conhecimento. Na alegoria da caverna, Platão tentava demonstrar como os sentidos eram falhos, por meio das imagens errôneas (as sombras projetadas na paredes), capazes de interpretações igualmente equivocadas. O filósofo é aquele que se liberta dos grilhões, pois é o único capaz de renegar o que lhe é imposto (ou, como dizia Nietzsche: transvalorizar os valores), e os outros prisioneiros que permanecem na caverna e acusam o filósofo de loucos são os homens normais que vivem em seus mundos limitados presos em suas crenças e costumes.
Bom, agora o resto é com você