2. Iracema segue as convenções românticas das novelas de psicologia amorosa: os amantes são postos à prova e devem lutar contra os interditos que se colocam à sua união. a.Releia os parágrafos 8 a 11 e explique o conflito vivido por Martim. b. Porque Iracema não pode unir-se a Martim? 3. Para fugir ao seu dilema, Martim pede que ela lhe dê os “sonhos da jurema”. Explique a decepção de Iracema. 4. . A jandaia era a companheira inseparável de Iracema. Explique o significado simbólico de sua fuga. Considerando o contexto em que ela ocorre.
Soluções para a tarefa
Respondido por
288
Olá!
2. a) Martim vive um conflito pessoal: se, por um lado, seu eu irascível desejava profundamente Iracema, sua racionalidade o controlava em prol de sua própria honra.
b) Porque Iracema era "a virgem de Tupã". Logo, seu corpo imaculado não poderia ser entregue a nenhum homem. Ademais, Martim pertencia a um povo historicamente rival ao povo de que Iracema fazia parte.
3. Iracema interpreta mal o que diz Martim e sente ciúmes por também desejá-lo.
4. Iracema perdeu a companhia da jandaia ao entregar sua virgindade sagrada para Martim, o que prenuncia para ela um desprendimento da moça com sua missão na Terra.
Espero ter ajudado, um abraço! :)
Perguntas interessantes