2 — (Inep 2014- Enade- adaptada) Nas aulas de educação física escolar, avalie as estratégias que visam à efetiva inclusão dos estudantes com deficiência: I — as aulas de educação física devem oferecer condições de segurança, ser adaptadas e pro- mover situações de modo a proporcionar a participação de todos os alunos II — as aulas de educação física deve incluir os alunos em turmas especiais, que devem ser orga- nizadas considerando as várias deficiências, possibilitando que sejam melhor atendidos. III — as aulas de educação física não deve elaborar atividades competitivas nessas situações, já que os conceitos de “melhor e pior” não devem estar presentes no dia a dia das aulas de Educação Física. IV — as aulas de educação física devem ter um programa de Educação Física que desafie os alunos e permita sua participação, respeitando os limites individuais e impulsionando a independência. V — as aulas de educação física deve dar oportunidade para que o aluno com deficiência partici- pe das aulas e, para isso, quando necessário, deve adaptar as atividades de modo que a exi- gência seja sempre menor para esses alunos, tendo em vista que o importante é a integração com os demais participantes da aula. É correto apenas o que se afirmar em: a) I e II. b) I e IV. c) II e III. d) III e V. e) IV e V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta : letra B
Explicação:
I: VERDADEIRA
II: FALSA
A educação inclusiva pressupõe escola aberta para todos, ambiente em que todos aprendem juntos, quaisquer que sejam as suas dificuldades.
III: FALSA
As escolas devem promover atividades competitivas , pois assim poderão ver as habilidades e as competências mais aprimoradas dos alunos especiais , para que possam criar métodos de ensino com o intuito de melhorarem e desenvolverem os processos físicos e cognitivos da aprendizagem.
IV: VERDADEIRA
V : FALSA
Não deve-se colocar uma exigência menor simplesmente pelo fato de ser deficiente, deve -se haver as mudanças das propostas dos esportes , para que haja uma inclusão . Ou seja , é necessário uma adaptação para que os alunos especiais possam participar.