2. Identifique no mapa as linhas imaginárias, escrevendo os nomes correspondentes as letras a, b, c, d, e
3. Qual é a posição geográfica do Brasil em relação aos hemisférios da Terra? Justifique sua resposta.
4. Explique como a extensão do país no sentido norte-sul (latitudinal) pode resultar em uma grande diversidade das paisagens naturais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
2- Os paralelos e meridianos são linhas imaginárias traçadas para definir cartograficamente os diferentes pontos da Terra.
Os paralelos são os eixos que circundam imaginariamente o planeta no sentido horizontal. (Norte e Sul)
Os meridianos representam as linhas imaginárias traçadas verticalmente sobre o globo terrestre. (Leste e Oeste)
a) círculo polar ártico
b) trópico de câncer
c) linha do equador
d) trópico de capricórnio
e) círculo polar antártico
3- O Brasil está localizado em três hemisférios diferentes: uma pequena parte ao norte, localizada no hemisfério norte; a maior parte no hemisfério sul e todo ele localizado no hemisfério ocidental ou oeste. É cortado ao norte pela Linha do Equador e ao sul pelo Trópico de Capricórnio.
4- As grandes distâncias no sentido das latitudes, ou seja, entre o norte e o sul do país, fazem com que o território brasileiro apresente uma grande variação climática, o que é intensificado pela ação de outros agentes climáticos, como a maritimidade e a vegetação. No extremo sul do país encontram-se as menores temperaturas, muito embora não sejam frias o ano todo. Já no extremo norte, o clima é mais quente (pela proximidade com a Linha do Equador) e muito úmido, em consequência da presença da Floresta Amazônica.
2 - As linhas imaginárias no mapa tem o nome de:
a) Círculo Polar Ártico
b) Trópico de Câncer
c) Linha do Equador
d) Trópico de Capricórnio
e) Círculo Polar Antártico
As linhas imaginárias são, como o próprio nome já deixa claro, criação do homem feita para ajudar na divisão, e principalmente, na localização de continentes e países, assim como o estudo da Terra.
3 - Já a posição geográfica do Brasil se encontra em três hemisférios diferentes. Enquanto temos uma pequena parte ao norte, a grande parte do país está no hemisfério sul.
Agora, o país como um todo se encontra no hemisfério ocidental ou oeste. Enquanto ao norte do Brasil, ele é cortado pela Linha do Equador, o Trópico de Capricórnio corta o sul.
4 - Por conta da grande extensão do Brasil, cada região tem sua própria zona térmica, o que acaba por determinar quais são os tipos de vegetação, animais, e clima que melhor irão se adaptar naquela região.
Essa enorme extensão foi responsável por criar vários tipos de biomas naturais, no total são seis: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal.
Amazônia: possui reservas de florestas tropicais úmidas que abrigam a maior quantidade de espécies da flora e da fauna. A Amazônia possui 20% da disponibilidade mundial de água e grandes reservas minerais.
Mata Atlântica: Por se localizar na região litorânea, ocupada por mais de 50% da população brasileira, é o bioma mais ameaçado do Brasil. Apenas 27% de sua cobertura florestal original ainda está preservada.
Cerrado: ocorre principalmente no Planalto Central Brasileiro e ocupa cerca de 24% do território brasileiro. O Cerrado é conhecido como a Savana mais rica do mundo em biodiversidade.
Caatinga: Os tipos de vegetação do Bioma Caatinga encontram-se bastante alterados, com a substituição de espécies vegetais nativas por pastagens e agricultura.
Pampa: Tem como características seu clima chuvoso, sem período seco, mas com temperaturas negativas no inverno, que influenciam a vegetação.
Pantanal: esse bioma é reconhecido como a maior planície de inundação contínua do Planeta Terra, o que inclui o principal fator para a sua formação e diferenciação em relação aos demais biomas.
Leia mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/7067218