História, perguntado por caiohumbertorocha628, 6 meses atrás

2-Identifique as 06 causas das independências das colônias da América Espanhola que ocorrem
no século XVIII. Anote a seguir:​

Soluções para a tarefa

Respondido por gislenildecolins
1

A Independência das colônias espanholas na América ocorreu após quase 300 anos de domínio colonial e resultou na formação de 18 novos países.

CAUSAS:

As independências das colônias da América Espanhola ocorrem no século XVIII quando as ideias como liberalismo e autonomia começavam a conquistar as elites criollas.

Além disso, podemos citar como causas:

  • A influência da Independência dos EUA;
  • O desejo de substituir o pacto colonial pelo livre comércio;
  • A expansão do Império napoleônico que ocupou a Espanha e destituiu o rei Fernando VII;
  • O apoio militar do Haiti;
  • O apoio financeiro da Inglaterra.

As primeiras ações militares receberam duras repressões da metrópole. Embora tenham ocorrido de maneira desorganizada e intempestiva, ajudaram os moradores das colônias a questionarem o sistema de exploração e criaram as condições para as futuras guerras.

Entre os mais importantes movimentos está o liderado por Tupac Amaru II, que lutou a partir de 1780 pela independência do território peruano.

No primeiro levante, 60 mil índios foram mortos pelos espanhóis e Tupac Amaru foi preso e executado. A partir de 1783, revoltas semelhantes ocorreram e foram igualmente reprimidas na Venezuela e no Chile.

O principal líder venezuelano foi Francisco de Miranda (1750-1816) que, em 1806, deu os primeiros passos para a independência das colônias da Espanha. Miranda seguiu o modelo norte-americano e também o haitiano, quando os escravos se libertaram da França.

Espero ter ajudado, bons estudos:)

Perguntas interessantes