Biologia, perguntado por niyone1358, 6 meses atrás

2) (FUVEST/2007 – adaptado) Suponha que na espermatogênese de um homem ocorra não-disjunção dos cromossomos sexuais na primeira divisão da meiose, isto é, que os cromossomos X e Y migrem juntos para um mesmo pólo da célula e admitindo que a meiose continue normalmente após esse estágio, avalie a veracidade das afirmativas:

I. 100% dos gametas apresentarão constituição cromossômica normal.
II. 50% dos espermatozoides terão excesso de cromossomos sexuais, enquanto que os outros 50% terão ausência de cromossomos sexuais.
III. Uma Possível explicação para a não-disjunção dos cromossomos, diz respeito a má formação do fuso acromático.
IV. Problemas de não disjunção cromossômica durante a espermatogênese são mais frequentes, enquanto que na ovulogênese estes erros são menos frequentes

Estão corretas as afirmativas:
a) Somente a I
b) I, III e IV.
c) II e III.
d) II e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por grsouza07
2

Resposta:

C)II e III

Explicação:

Quando a não-disjunção ocorre na Meiose I, as duas células formadas já apresentarão mutação e consequentemente a Meiose II resultará em 4 gametas alterados, sendo dois deles com excesso de cromossomos X ou Y e dois com ausência de cromossomos X ou Y. Não há chances de 100% dos gametas serem normais. Uma explicação para a não disjunção cromossômica é a má formação do fuso acromático, que é mais frequente em mulheres (ovulogênese) do que em homens, pois os ovócitos primários envelhecem junto com a mulher, e podem afetar com maior probabilidade a formação do fuso. Ou seja, a resposta correta é a letra C.

Perguntas interessantes