2. FGV - TJ-RJ - Técnico de Atividade Judiciária sem especialidade Leia o trecho a seguir: “De acordo com as Nações Unidas, crianças nascidas no mundo desenvolvido consomem de 30 a 50 vezes mais água que as dos países pobres. Mas as camadas mais ricas da população brasileira têm índices de desperdício semelhantes, associados a hábitos como longos banhos ou lavagem de quintais, calçadas e carroscom mangueiras.” No início do segundo período do trecho acima, ocorre a presença da conjunção “mas”; trata-se de uma conjunção adversativa, e o ponto que serve de elemento de oposição é: a) a situação de desperdício detectada pela ONU e a situação de desperdício no Brasil; b) o consumo de água nos países desenvolvidos e o consumo de água das classes mais ricas do Brasil; c) o descuido com a água nos países ricos e o cuidado com a água nos países pobres; d) o consumo de água nos países mais ricos e o consumo de água em alguns paísespobres, como o Brasil; e) o cuidado com a água nos países desenvolvidos e o descuido com o consumo nospaíses subdesenvolvidos.
Soluções para a tarefa
Resposta: (D)
o consumo de água nos países mais ricos e o consumo de água em alguns países pobres, como o Brasil;
O ponto que serve de elemento de oposição para a conjunção "mas" é o consumo de água nos países mais ricos e o consumo de água em alguns países pobres, como o Brasil. Por isso, a alternativa correta é a letra D.
Conjunção adversativa "mas"
A conjunção "mas" se classifica como adversativa, uma vez que ela exprime a ideia de oposição. Esse tipo de conjunção faz com que uma ideia contrária da que vinha sendo falada seja apresentada. Ou seja, ela inicia uma oração que apresenta sentido oposto da anterior.
No caso em questão, essa conjunção está colocada para contrapor o consumo de água entre os países ricos e países pobres. Ou seja, ela acaba por destacar as diferenças no consumo de água entre esses esses países.
Veja mais sobre conjunção:
https://brainly.com.br/tarefa/20719575
#SPJ3