2- Faça uma rápida pesquisa na internet com o seguinte tema: E Quais dessas principais doenças do aparelho
digestivo são tratadas com intervenção cirúrgico ou somente ( ingerindo) remédios e uma boa alimentação?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Assim como os demais sistemas do organismo, o aparelho digestivo apresenta funções bastante importantes como, por exemplo, regular os líquidos, nutrientes e excessos que serão “jogados” para fora do organismo. No entanto, existem muitas doenças do aparelho digestivo que, inclusive, fazem parte das maiores taxas de mortalidade do Brasil.
Felizmente, hoje a medicina tem como grande trunfo a prevenção. Além de novos métodos e diagnósticos estarem sendo descobertos, fazendo com que as doenças sejam curadas já em estágios iniciais, é importante mudar alguns hábitos, pois eles estão diretamente ligados ao sistema digestório.
Para saber quais são essas doenças e como preveni-las, confira abaixo uma lista das mais comuns. Dessa forma, fica muito fácil cuidar do seu corpo e da sua saúde.
Explicação:
bons estudos
Resposta:
oenças tratadas pela cirurgia do aparelho digestivo
Atualmente, técnicas minimamente invasivas são usadas no tratamento de uma variedade de problemas gastrointestinais, incluindo:
1. Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)
Às vezes chamada de refluxo ácido ou de azia, a DRGE é uma condição em que os ácidos estomacais voltam do estômago para o esôfago. As pessoas costumam descrever a azia como uma sensação de queimação. Um procedimento sem incisão já é usado para o tratamento de pessoas com esse tipo de problema. Usando um dispositivo especial, o cirurgião reconstrói a válvula antirrefluxo entre o esôfago e o estômago para evitar o refluxo.
2. Esôfago de Barrett
Se não for tratada, a DRGE pode levar ao esôfago de Barrett, uma condição que tem potencial para se transformar em câncer. Usando uma técnica que envolve o aquecimento da região, os médicos removem completamente o tecido afetado, minimizando a lesão do esôfago saudável. Estudos clínicos demonstraram que o tecido de Barrett pode ser completamente eliminado com essa tecnologia em 98,4% dos pacientes.
3. Vesícula biliar
As pessoas que precisam ter sua vesícula biliar removida devido a cálculos biliares, dor ou inflamação podem se beneficiar da tecnologia robótica Da Vinci. Os cirurgiões usam esse robô, que faz uma única e pequena incisão — em vez de quatro, conforme exigido pela laparoscopia tradicional — pelo umbigo, para remover a vesícula biliar, resultando em uma recuperação mais rápida e pouca ou nenhuma cicatriz.
4. Hérnias
A hérnia ocorre quando um pequeno saco contendo tecido empurra os músculos da parede abdominal. As hérnias podem ser desconfortáveis e geralmente necessitam de reparos para evitar que fiquem maiores. Os cirurgiões já conseguem utilizar as mais recentes técnicas laparoscópicas minimamente invasivas que oferecem menos dor e uma recuperação mais rápida.
5. Problemas no cólon / reto
Muitas condições podem afetar o cólon, causando problemas como sangramento, inflamação e descontrole intestinal. Um deles é o câncer de cólon, uma das principais causas de morte por câncer no mundo. Dependendo do tipo de procedimento, os pacientes podem deixar o hospital em poucos dias e retornar às atividades normais mais rapidamente do que os pacientes que se recuperam de uma cirurgia aberta.
6. Apendicite
Quando o apêndice fica infectado e inflamado, ele pode ser removido por um procedimento chamado apendicectomia.
Explicação: