2- Faça uma pesquisa na internet e escreva o nome de três goleiros mais importantes
para futebol brasileiro.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Taffarel, Gylmar e Manga
Explicação:
1 - Taffarel
Desde que vestiu a camiseta como goleiro da Seleção Brasileira, Taffarel despertou olhares de admiração por parte dos torcedores e também o respeito dos colegas de profissão. Pelo Brasil, Taffarel segurou vários pênaltis decisivos. Foi campeão da Copa América por duas vezes, em 1989 e 1997. Assim, segurou a taça de campeão do mundo em 1994, em Pasadena – nos Estados Unidos da América (EUA), e também de vice-campeão, em 1998, na França.
2 - Gylmar
Em São Paulo, Gylmar conseguiu a façanha de conquistar tanto a torcida do Corinthians quando a do Santos. Entre os anos 50 e 60, este que é um dos maiores goleiros do Brasil defendeu cada um dos times em mais de 300 partidas cada um. Pelo Santos, foi duas vezes campeão da Copa Libertadores e do campeonato Mundial de Clubes.
Pela Seleção Brasileira, o goleiro subiu ao lugar mais alto do pódio da Copa do Mundo por duas vezes, em 1958 e 1962. Antes de dar adeus gramados, Gylmar foi mais uma vez convocado para disputar a Copa do Mundo de 1969. Porém, nesta ocasião, ele ficou no banco, sendo reserva do goleiro Manga.
3 - Manga
Outro dos maiores goleiros do Brasil. Apesar de ter atuado pela Seleção Brasileira apenas 12 vezes, Haílton Corrêa de Arruda, conseguiu conquistar até mesmo um apelido: “Manga”. Pela Seleção, participou da Copa do Mundo de 1966, mas não obteve sucesso, já que a equipe foi desclassificada ainda na fase de grupos. No Brasil, Manga emplacou dois títulos no Campeonato Brasileiro (1975 e 1976), pelo Internacional.
Fez história no Botafogo, com mais de 400 partidas. Já em carreira internacional, defendeu o Nacional, time do Uruguai, por cinco anos. Somou títulos nacionais, uma Libertadores e ainda uma Copa Intercontinental, em 1971.
Manga se despediu dos gramados no começo dos anos 80, quando levantou seu último título pelo Campeonato Equatoriano, com o Barcelona de Guayaquil.