2) Faça um resumo sobre:
a) Eletrólise Ígnea.
b) Eletrólise em meio aquoso.
c) Oxidação e redução.
d) Agente oxidante e agente redutor.
e) Agentes oxidantes na medicina.
Soluções para a tarefa
a) A eletrólise ígnea é um processo não espontâneo de decomposição de uma substância iônica fundida por meio de passagem de corrente elétrica. ... A eletrólise é o oposto da pilha, sendo que nesta última se obtém eletricidade por meio de reações de oxirredução, isto é, transforma-se energia química em energia elétrica.
b)A eletrólise em meio aquoso é um processo em que se passa corrente elétrica através de uma solução aquosa, onde existem íons que produzem reações, gerando energia química.
Visto que é necessário que se passe uma corrente elétrica, esse processo não é espontâneo e é exatamente o contrário de uma pilha, que é um equipamento que transforma energia química em elétrica de modo espontâneo
c)A oxidação e a redução são fenômenos que ocorrem simultaneamente em reações em que há transferência de elétrons entre os átomos. Esses fenômenos também são chamados de oxirredução, oxidorredução ou redox.
A oxidação ocorre quando o elemento perde elétrons e o seu número de oxidação (Nox) aumenta.
d)O agente redutor é o que causa a redução da outra espécie química reagente e o agente oxidante causa a oxidação. Existem vários exemplos desses agentes no dia a dia.
Uma das características principais que distinguem uma reação de oxirredução (ou redox) das demais é a presença de um agente oxidante e de um agente redutor.
e) Já a espécie química que se reduz, ganhando elétrons e diminuindo seu Nox, é o agente oxidante. ... Na medicina e na indústria, um dos agentes redutores mais conhecidos é a vitamina C, cujo nome químico é ácido L-ascórbico ou simplesmente ácido ascórbico
espero ter ajudado ❤️