História, perguntado por anaclaudia281975, 10 meses atrás

2. Explique: Embora o epicentro da guerra tenha sido a Europa, por que o conflito se tornou mundial? O que
stava em jogo?história ​

Soluções para a tarefa

Respondido por lorypotter2015
2

Resposta:O primeiro conflito mundial tem uma importância tão grande quanto o segundo, embora, muitas vezes não tenha sido objeto de tantos estudos. No entanto, a despeito de ter terminado há mais de oitenta anos, aquele foi um conflito que contribuiu decisivamente para destruir uma ordem mundial política, econômica e cultural que prevalecia desde 1789. Inovações tecnológicas - o tanque de guerra, o avião, as armas químicas, a metralhadora e o submarino - fizeram com que a visão romântica e heróica da guerra acabasse de modo brutal.

Também destruiu impérios seculares e gerou na Europa uma instabilidade política que permitira o surgimento de doutrinas radicais de esquerda e de direita, que seriam as principais forças vertentes do conflito seguinte. Mas, ao contrário da II Guerra Mundial, o conflito de 1914-1918 não possuí um "vilão" determinado e claro como foi o III Reich. Todas as nações estavam empenhadas em uma corrida armamentista e em uma disputa por colônias - alimentadas por um nacionalismo exacerbado - que, com certeza, levaria à guerra. Sem ter medo soar fatalista, o fato é que a guerra era inevitável. Mas ninguém tinha sequer uma vaga idéia de suas dimensões e de suas conseqüências.

Explicação:

A Primeira Guerra Mundial foi um conflito militar, iniciado por um confronto regional entre o Império Austro-Húngaro e a Sérvia, em 28 de julho de 1914. Confronto que se transformaria em luta armada, em escala européia, quando a declaração de guerra austro-húngara foi estendida à Rússia em 1º de agosto de 1914. E que finalmente passaria a ser uma guerra mundial da qual participaram 32 nações: 28 delas, denominadas ‘aliadas’ ou ‘potências coligadas’, entre as quais se encontravam a Grã-Bretanha, a França, a Rússia, a Itália, e os Estados Unidos, lutaram contra a coligação dos chamados impérios centrais, integrada pela Alemanha, pela Áustria-Hungria, pelo império otomano e pela Bulgária.

Perguntas interessantes