2. Explique como surgiram as primeiras fábricas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As primeiras fábricas surgiram, no Brasil, nas décadas iniciais do século XIX. Eram estabelecimentos de pequeno porte e tiveram, em geral, vida efêmera. Somente a partir de 1870 começaram a aumentar, em número e em importância, num processo que se intensificaria entre os anos 1885-1895. Muitos autores situam, nesse período, aquilo que se convencionou chamar de "nosso primeiro surto industrial".
Tratava-se, porém, de uma "industrialização" que possuía características bem diferentes daquelas assumidas pelo mesmo processo na Inglaterra, na Alemanha e outros países da Europa, nos Estados Unidos e no Japão.
Para podermos entender essas diferenças e explicar porque surgiram e se mantiveram tais traços específicos, é necessário analisar, ainda que rapidamente, a situação geral da indústria brasileira no período colonial e as primeiras tentativas industrializantes efetuadas após a Independência.
Atividades Industriais na Colônia - Durante os três primeiros séculos de nossa história as atividades industriais (aqui entendidas no sentido genérico do termo) reduziam-se, praticamente, à fabricação do açúcar nos engenhos e à mineração. As técnicas utilizadas em ambos os casos eram bastante rudimentares, havendo pouca diferença entre o processo de fabricação do açúcar e da aguardente no século XVI e no início do século XIX. " Primeiras Fábricas
Ilustra