2. Explique a reduzida participação de Moçambique no mercado mundial de alimentos.
Soluções para a tarefa
Estima-se que mais de metade das famílias em Moçambique estejam afectadas por insegurança alimentar e, cerca de um terço, por insegurança alimentar crónica. A prevalência da insegurança alimentar e da malnutrição crónica na maioria das províncias no país é similar.
Com a invasão portuguesa houve a inserção do queijo, do bife e do vinho na alimentação moçambicana, fator usado até mesmo para diferenciação racial. Apesar disso, boa parte da culinária moçambicana é baseada em produtos da roça, tais pratos como a Matapa, prato feito com folha de mandioca pilada com leite de coco e amendoim pilado, e a Xiguinha com mandioca, feijão Nhemba e leite de coco.
Os principais fatores que fazem Moçambique ter baixa participação no mercado mundial de alimentos são:
- Níveis elevados de insegurança alimentar
- Baixos níveis de produtividade e produção agrícola
- Acesso limitado a alimentos
- Baixa diversificação de alimentos
- Elevados níveis de pobreza
Onde fica Moçambique?
Moçambique está localizado no continente africano. A agricultura em Moçambique é importante no país e considerada pela Constituição da República a base para o desenvolvimento do país. A agricultura desempenha um papel muito importante na segurança alimentar e nutricional como fonte de alimentos e também de emprego.
Portanto, Moçambique, apresenta importância na produção de alimentos principalmente na produção de milho e da mandioca que são as principais culturas alimentares do país.
Para mais informações sobre Moçambique acesse: https://brainly.com.br/tarefa/10582656
#SPJ2