2) Explique a estratégia usada pelo eu lírico para reconhecer e reforçar sua vileza
3)relacionando os versos "eu verifico que não tenho por nisto tudo neste mundo" "então sou só eu que vil e errôneo nesta terra" , o que podemos inferir sobre os sentimentos do eu lírico?
4) que ironia está implícita no "Poema em Linha Reta" ?
Soluções para a tarefa
Olá.
2. Para reconhecer como é vil, o eu-lírico usa adjetivos pejorativos (reles, porco, parasita, sujo, grotesco, mesquinho, submisso, arrogante, ridículo...). E para reforçar isso, ele repete o termo "tantas vezes", indicando frequência, hábito.
3. Ele se sente solitário, isolado, pois não vê nos outros essas características, só ele é que é vil e errôneo.
4. O poema ironiza o fato de as pessoas só contarem vantagem, como se fossem perfeitos. Ninguém nunca erra, passa vexame. Aí, o eu-lírico se pergunta: "sou só eu que é vil e errôneo nesta terra?" E deseja que alguém confesse um mínimo erro para ele se sentir parte de algo no mundo.
Tente responder com suas palavras. ;)
Bons estudos!
2. A estratégia para reconhecer e reforçar sua vileza é listar as diversas ações que o caracterizam como um ser vil.
> Ele se caracteriza como reles, vil, porco, parasita, sujo, sem paciência para tomar banho, ridículo, absurdo, grotesco, mesquinho, submisso e arrogante.
Poema em linha reta (Fernando Pessoa)
3. Podemos inferir que o eu lírico se sente isolado, sozinho, pois somente a ele reconhece sua "vileza", enquanto os outros a escondem.
4. A ironia implícita é o eu lírico se caracterizar como um ser "vil", quando na verdade pretende revelar a "vileza" dos outros. A intenção dele é mostrar que uns assumem seus defeitos (o eu lírico), mas outros fazem de tudo para escondê-los (os outros).
Leia mais sobre esse poema em:
brainly.com.br/tarefa/38863171