2) escreva sobre o relevo da Rússia , sua topografia, ponto mais elevado e as características do clima?
ME AJUDEM POR FAVOR
Soluções para a tarefa
Resposta:
Relevo da Rússia
Explicação: RELEVO: o relevo é variado: dominam planícies e vales em 3/4 do território. As planícies do Leste Europeu e do Oeste siberiano, divididas pelos montes Urais, são as maiores do planeta. O ponto mais elevado é o monte Elbrus, com uma altitude de 5633 metros, que é também o ponto mais alto da Europa.
O relevo russo pode ser dividido em dois compartimentos principais: um oeste, marcado por planícies, e um leste, caracterizado por altas montanhas. Os dois compartimentos são divididos pelo Rio Ienissei. O compartimento oeste é constituído por duas grandes planícies: a Planície Russa, que se estende do extremo oeste russo até os Montes Urais à leste, e até o Cáucaso ao sul, e a Planície Siberiana Ocidental, que se inicia nos Montes Urais até o Rio Ienissei.
A maior parte da topografia da Planície Russa não chega aos 200 metros. A exceção fica com uma região circundante à cidade de Moscou. Já a Planície Siberiana Ocidental só supera os 200 metros em sua porção sul, estando a maior parte da sua área abaixo dos 100 metros.
Estas duas grandes planícies são cortadas ao meio pelos Montes Urais, uma cadeia de baixas montanhas (de 400 a 500 metros médios, chegando a 1.895 metros no Monte Narodnaya) que se estende em sentido norte-sul. O compartimento leste é dominado pelo Platô da Sibéria Central, onde as altitudes variam em sua maioria entre 300 e 700 metros. Este planalto é circundado ao sul e à leste por montanhas, que impedem a ação dos oceanos Índico e Pacífico sobre o território russo. CLIMA:
A Rússia apresenta, por sua grande extensão territorial, uma grande porção de terras distantes dos oceanos, sofrendo uma influência nula ou quase nula da maritimidade. Devido a isto, seu clima pode ser classificado como continental¹, transicionando para um clima glacial no extremo norte.
Estando o país em sua maior parte em latitudes muito elevadas, os invernos costumam ser muito rigorosos. Em São Petersburgo, os invernos chegam facilmente a -30ºC, enquanto chegam a -40ºC em Yakutsk.
O clima fica mais ameno na região entre o Mar Negro e o Cáucaso, no sudoeste do país, onde a latitude é menor que 50º.
A região de Vladivostok, ainda que em latitude mais baixa que o restante do país, tem invernos frios graças ao impedimento da chegada de ventos pelo relevo.
As elevações a leste e a sul impedem a influência dos oceanos Índico e Pacífico nas regiões mais próximas ao mar. Esta influência fica estrita aos oceanos Atlântico e Ártico.