2. Escreva as características das danças apresentadas:
a) Na Pré-história.
b) No Egito antigo.
c) Na Grécia antiga.
d) Na Idade Média.
e) No Renascimento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
a) características sagradas, os gestos eram místicos e acompanhavam rituais
b) Egito: a dança no antigo Egito era ritualística e tinha características sagradas. Dançava-se para os Deuses, em casamentos e funerais.
c) caracterizava-se por saltos, pelo busto quebrado para frente e por ondulações no quadril, que podiam lembrar a dança do ventre.
d)A dança na idade média era sagrada, evoluindo de forma a se tornar um culto religiosos aos deuses.
Até que se iniciou as danças recreativas que eram mal vistas por autoridades religiosas do tempo, visto o fim religioso que a dança originalmente tinha.
e) a dança ressurge, é apreciada pela nobreza adquirindo um aspecto social e tornando-se mais complexa, passa a ter estudos específicos feitos por pessoas e grupos organizados sendo conhecida como balé. Até essa época a dança era algo improvisado, só a partir do Renascimento passa de atividade lúdica, de divertimento, para uma forma mais disciplinada, surgindo repertórios de movimentos estilizados. O uso do termo balé, na época balleto, significava um conjunto de ritmos e passos. A moda do balleto na Itália se espalhou também pela França durante o século XVI.
A dança no período pré-histórico era ligada a rituais e à experimentação da espiritualidade daqueles indivíduos. Contavam com gestos que se relacionavam com o místico e era repleta de características sagradas.
No antigo Egito a dança estava ligada a religiosidade, mas também era elemento em festividades como casamentos e em rituais fúnebres. Os registros desse período nos levam a acreditar que a dança era severa e com presença de acrobacias.
Além disso contava com participação feminina predominante, ao menos na dança ligada ao culto religioso.
A dança na Grécia antiga era interpretada como um presente dos deuses para que os homens pudessem por meio dela esquecerem suas dores e anseios. Por isso, a dança estava presente em todos os âmbitos da vida social grega.
Na idade média a dança sofreu com retrocessos em sua evolução ao longo da história. Devido à utilização do corpo como forma de expressão, a dança foi considerada uma prática profana, o que não a impediu de continuar a ser praticada principalmente por camponeses.
Já no período renascentista a dança ganhou uma característica formal, com ritmos lentos e movimentos solenes. Foi nessa época, entre os séculos XVI e XVII, que o balé começou a ganhar notoriedade. Nessa época a dança envolvia-se em outra linguagens como o canto, a poesia e a orquestra.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/10555385