2. "Entretanto”, desde a reintrodução do Aedes aegypti no Brasil, na década de 1980, passou a existir um evidente risco do retorno da transmissão da febre amarela em áreas urbanas [...]. A palavra “entretanto” está em destaque no trecho anterior. No texto, ela aparece no último parágrafo. A ideia que essa palavra introduz ao último parágrafo em relação ao anterior é de *
1 ponto
a) adição, pois, no parágrafo anterior, explica-se que a febre amarela foi considerada erradicada no país na década de 1950, e voltou a ser um risco na década de 1980.
b) conclusão, pois, em relação ao parágrafo anterior, conclui-se que sem os devidos cuidados a febre amarela voltou a contaminar a população brasileira.
c) adversidade, pois, no parágrafo anterior, explica-se que a febre amarela foi considerada erradicada no país na década de 1950, mas voltou a ser um risco na década de 1980.
d) explicação, pois, em relação ao parágrafo anterior, explica-se que o mosquito Aedes aegypti é um perigo para a população brasileira.
ajuda pfvr:(
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
1 B
2C
1. Qual o problema apresentado no primeiro parágrafo do texto?
b) O avanço de uma epidemia de dengue e o descaso das autoridades sanitárias sobre o assunto.
A alternativa correta é a “B”, o problema apresentado no primeiro parágrafo e sobre o qual o autor desenvolverá o texto é o avanço de uma epidemia de dengue e o descaso das autoridades sanitárias sobre o assunto.
2. "Entretanto”, desde a reintrodução do Aedes aegypti no Brasil, na década de 1980, passou a existir um evidente risco do retorno da transmissão da febre amarela em áreas urbanas [...]. A palavra “entretanto” está em destaque no trecho anterior. No texto, ela aparece no último parágrafo. A ideia que essa palavra introduz ao último parágrafo em relação ao anterior é de
c) adversidade, pois, no parágrafo anterior, explica-se que a febre amarela foi considerada erradicada no país na década de 1950, mas voltou a ser um risco na década de 1980.
A alternativa correta é a “C”, porque a conjunção “entretanto” tem sentido de adversidade, e caracteriza oposição à ideia anterior.