História, perguntado por Eduardoklkl, 8 meses atrás

2. Entre os motivos que levaram a substituição da mão de obra escrava indígena para a mão de obra escrava africana destaca-se: *
a) A defesa dos senhores de engenho de que os índios deveriam ser protegidos e não poderiam ser escravizados;
b) A falta de aptidão natural dos indígenas ao trabalho;
c) As habilidades já desenvolvidas pelos escravos africanos e a sua maior dificuldade de fuga.
d) A aceitação dos africanos com o trabalho escravo, que eles já estavam acostumados e, portanto, não resistiam a essa forma de trabalho

Soluções para a tarefa

Respondido por arthurpontobra
124

Resposta:

Letra C

Explicação:

Era a necessidade de uma melhor organização da produção açucareira, que assumia um papel cada vez mais importante na economia colonial.

Os indígenas, como mencionado, foram o primeiro grupo a ser escravizado em nosso país, quando ainda colônia. Aos poucos, essa mão de obra foi sendo gradativamente substituída pela dos escravos africanos, mas essa foi uma transição lenta e que não aconteceu de maneira uniforme.  

Sendo assim, em alguns locais da América Portuguesa, os trabalhadores indígenas foram substituídos pelos africanos em meados do século XVII, enquanto em outros isso aconteceu somente no século XVIII.  

Os indígenas foram primeiramente escravizados justamente por ser o único grupo disponível em grande quantidade para que os portugueses pudessem explorar. A escravização dos indígenas era mais barata, mas uma série de fatores tornavam-na mais complicada de sustentar-se.  

Primeiro, havia uma questão cultural, pois os indígenas não estavam acostumados com uma rotina de trabalho que visasse a produção de excedentes, já que sua cultura de trabalho era a de subsistência. Além disso, há o fato de que o trabalho na lavoura, na visão dos grupos indígenas, era um trabalho realizados pelas mulheres.  

Outro complicador relacionava-se com a questão demográfica. A população de indígenas, sobretudo no litoral, reduziu-se sensivelmente na medida em que avançava a colonização portuguesa. Isso se explica pelo fator biológico, pois doenças trazidas pelos portugueses eram fulminantes para os nativos, mas também pelos conflitos com os portugueses e pela escravização, os quais resultavam na morte de indígenas aos milhares.  

As fugas também eram uma questão relevante, pois os indígenas, que possuíam amplo conhecimento do território, conseguiam fugir e dificilmente eram recapturados. Por último, há a questão dos jesuítas, que criavam dificuldades para a escravização dos indígenas pelos colonizadores.  

Os jesuítas criavam suas missões no interior da América Portuguesa, iniciavam o processo de catequização dos indígenas e exploravam a mão de obra desses na produção de itens agrícolas. As historiadoras Lilia Schwarcz e Heloísa Starling comentam que a concentração de indígenas nas missões jesuíticas mostrou-se nefasta porque favoreceu a proliferação de epidemias.


arthurpontobra: bons estudos;)
AnaLu0327: Obrigada fofo
silvaemilly14: Obrigada coisinha mais galante
arthurpontobra: :)
alguemde2020: OPA BÃO GENTEE?? TEM UM GRUPO DE RESPOSTAS DO 2° ANO QUEM QUISER ENTRAR FALA AI EMQUANTO TEM VAGA. :)
kauanee399: eu quero entra
alguemde2020: da pra colocar mais umas 16 pessoas
alguemde2020: deixem o nmr ai
millenaberaldo: eu quero man
alguemde2020: deixem os nmrs
Perguntas interessantes