2)
"Entre o século XV e o final do século XVIII, a Europa passou por grandes transformações. O mundo medieval havia sofrido grandes transformações, sendo substituído por novas organizações políticas, econômicas e culturais. O advento das grandes navegações foi fundamental para modificar as noções de mundo dos povos europeus, que passaram a usufruir ao máximo de seus recursos. Assim, a economia recebeu novas características com o objetivo de enriquecimento dos Estados Nacionais Modernos."
Avalie as seguintes afirmações a respeito do mercantilismo:
I - Por mercantilismo entende-se um conjunto de ideias e práticas econômicas adotadas pelos Estados Absolutistas.
II - O estímulo à expansão marítima e colonial e o estabelecimento de monopólios caracterizam as políticas mercantilistas.
III - Portugal, Espanha, França, Holanda e Inglaterra são países nos quais a política mercantilista alcançou grande desenvolvimento.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
Apenas I
b)
Apenas II
c)
Apenas III
d)
Apenas II e III
e)
I, II e III
3)
"Já dissemos para que o rei precisava da nobreza: subjetivamente e de acordo com a tradição, precisava dela como uma "sociedade" sua, e dos nobres como seus servidores pessoais. O fato de o rei ser servido pela nobreza o distanciava de todas as outras pessoas do reino. Até mesmo os encargos militares e diplomáticos da nobreza não passavam, no fundo, de funções derivadas daquelas funções de corte. Objetivamente, ele precisava da nobreza como contrapeso às outras camadas de seu reino. A aniquilação da nobreza, a supressão da distância que a separava da burguesia, o aburguesamento da nobreza, essas coisas teriam provocado um grande deslocamento do equilíbrio dessa figuração, um significativo aumento do poder das camadas burguesas e uma dependência dos reis em relação a elas. Tanto que os soberanos, mesmo sem compreender com clareza o sentido desse equilíbrio para sua própria posição social em seu reino, zelavam ciosamente pela preservação das distinções entre os estados, mantendo assim a condição da nobreza como uma camada própria, bem diferenciada."
O texto aborda uma prática comum nas cortes europeias do Antigo Regime. Assinale a alternativa que aponta para essa prática.
Alternativas:
a)
A prática da nobreza de comprar títulos burgueses.
b)
A busca cotidiana do rei em manter uma distinção rígida entre os estamentos que compunham a sociedade.
c)
A prática do rei em misturar nobres e burgueses com o objetivo de dividi-los politicamente.
d)
A busca incessante do clero em se tornar parte da nobreza.
e)
A exata consciência dos reis sobre sua posição no reino e a compreensão da natureza nacional dos rituais e da etiqueta.
4)
"Diz-se que um Estado foi instituído quando uma multidão de homens concordam e pactuam, cada um com cada um dos outros, que a qualquer homem ou assembléia de homens a quem seja atribuído pela maioria o direito de representar a pessoa de todos eles (ou seja, de ser seu representante ), todos sem exceção, tanto os que votaram a favor dele como os que votaram contra ele, deverão autorizar todos os atos e decisões desse homem ou assembléia de homens, tal como se fossem seus próprios atos e decisões, a fim de viverem em paz uns com os outro e serem protegidos dos restantes homens.
É desta instituição do Estado que derivam todos os direitos e faculdades daquele ou daqueles a quem o poder soberano é conferido mediante o consentimento do povo reunido.
Em primeiro lugar, na medida em que pactuam, deve entender-se que não se encontram obrigados por um pacto anterior a qualquer coisa que contradiga o atual. Consequentemente, aqueles que já instituíram um Estado, dado que são obrigados pelo pacto a reconhecer como seus os atos e decisões de alguém, não podem legitimamente celebrar entre si um novo pacto no sentido de obedecer a outrem, seja no que for, sem sua licença. Portanto, aqueles que estão submetidos a um monarca não podem sem licença deste renunciar à monarquia, voltando à confusão de uma multidão desunida, nem transferir sua pessoa daquele que dela i é portador para outro homem, ou outra assembléia de homens. Pois são obrigados, cada homem perante cada homem, a reconhecer e a ser considerados autores de tudo quanto aquele que já é seu soberano fizer e considerar bom fazer."
A formação do Estado Absolutista corresponde a um:
Alternativas:
a)
Processo histórico no qual o rei baseou seu poder no apoio econômico dos senhores Feudais, em detrimento da burguesia.
b)
Processo histórico de formação e concentração do controle do aparelho de Estado na figura do Rei.
c)
Processo histórico no qual a burguesia comercial impôs governantes nos países europeus, usando para tal propósito sua influência sobre a nobreza.
d)
Processo histórico no qual a nobreza e burguesia uniram-se em torno dos reis para combater o poder da Igreja Católica.
e)
Processo histórico no qual, o poder dos reis se sobrepuseram sobre o poder de todos os grupos sociais, mas com apoio estratégico dos camponeses.
Soluções para a tarefa
Resposta: E
O pensamento político e econômico europeu, em fins do século XVII e no século XVIII, apresentou uma vertente de crítica ao Absolutismo e ao Mercantilismo, predominantes na Europa, na Idade Moderna.
Qual das idéias abaixo caracteriza essa nova corrente de pensamento?
a) É necessária a regulamentação minuciosa de todos os aspectos da vida econômica para garantir a prosperidade nacional e o acúmulo metalista.
b) O Estado, com função de polícia e justiça, deve ser governado por um rei, cuja autoridade é sagrada e absoluta porque emana de Deus.
c) A fim de proteger a economia nacional, cada governo deve intervir no mercado, estimulando as exportações e restringindo as importações.
d) O poder do soberano era ilimitado, porque fora fruto do consentimento espontâneo dos indivíduos para evitar a anarquia e a violência do estado natural.
e) O Estado, simples guardião da lei, deve interferir pouco, apenas para garantir as liberdades públicas e a propriedades dos cidadãos.
Explicação:
Resposta:
Alguem tem as a 1 2 3 4 ?
Explicação: