2)
Entre as principais doenças parasitárias sanguíneas estão a malária, a tripanossomíase, a leishmaniose e a toxoplasmose.
De acordo com o diagnóstico das parasitoses em questão, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Hemocultura é um teste indireto utilizado para pesquisa de T. cruzi e Leishmania sp. a partir da coleta de sangue, separação do plasma e colocação do sedimento, no caso de tripanossomíase;
( ) Em relação à doença de Chagas, os exames sorológicos são realizados apenas na fase crônica, devido à baixa parasitemia e alto nível de anticorpos. São utilizados os testes Ensaio Imunoenzimático – ELISA, Hemaglutinação Indireta – HAI e Imunofluorescência Indireta – IFI., dos quais se dois apresentarem reação o diagnóstico é confirmado.
( ) A investigação de toxoplasmose é parte integrante dos exames do pré-natal, sendo realizado o teste sorológico no início da gestação para pesquisa de IgM e IgG.
( ) O diagnóstico da malária para a pesquisa do parasito consiste na coleta de sangue periférico, sendo realizado pelos métodos da gota espessa e esfregaço estirado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:
a)
V – V – F – F.
b)
F – F – V – V.
c)
V – F – V – F.
d)
V – F – V – V.
e)
V – V – V – F.
Soluções para a tarefa
Realizando a análise de cada item sobre diagnóstico de doenças parasitárias sanguíneas apresentados pela questão, podemos afirmar que alternativa correta é a letra E (V, V, V, F).
Diagnóstico para a presença de hemoparasitas
Para chegarmos a resposta final, devemos avaliar cada uma das opções:
VERDADEIRO - A hemocultura pode ser aplicada para o diagnóstico da presença de Trypanossoma cruzi e Leishmania spp., contudo é uma técnica demorada, pois necessita de etapas de fracionamento dos componentes do sangue, e com baixa sensibilidade
VERDADEIRO – O diagnóstico para a doença de Chagas é realizado com exames sorológicos, como ELISA, HAI e IFI. Esses testes somente podem ser conclusivos após um longo período de exposição do paciente ao patógeno, já que a detecção ocorre por anticorpos IgG, de resposta imune tardia. Exames por IgM, de resposta imune recente, não são precisos.
VERDADEIRO – O diagnóstico de toxoplasmose é essencial no pré-natal, já que uma mãe contaminada pode transmitir o patógeno para o feto. A detecção ocorre por sorologia para a confirmação de anticorpos IgM e IgG no sangue da mãe, confirmando a infecção. Dependendo das quantidades dos anticorpos presentes, pode-se concluir se a mãe contraiu toxoplasmose de forma recente ou antiga.
FALSO – O diagnóstico para a malária é realizado com o exame de gota espessa, onde uma gota de sangue é exposta e seca em lâmina para microscopia. Além da gota espessa, o diagnóstico também é realizado por esfregaço distendido (ou delgado), o qual a gota de sangue é espalhada ao longo da lâmina.
Mais sobre hemoparasitas você encontra nesse link: https://brainly.com.br/tarefa/4873760
#SPJ1
Resposta:
V, V, V, F
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA